Não, a easyJet não está a oferecer bilhetes. É uma fraude

Companhia aérea desmente ter organizado um concurso que promete viagens gratuitas.

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A transportadora aérea nega qualquer relação com o concurso fraudulento bruno lisita

A companhia aérea easyJet alertou esta segunda-feira que uma suposta campanha amplamente mencionada nas redes sociais, em que são prometidos dois bilhetes gratuitos, é falsa. “Tomámos conhecimento de um concurso fraudulento no Facebook. Por favor, ignorem-no porque não é oficial. Sigam as nossas contas oficiais para actualizações”, clarificou a companhia low-cost britânica nesta segunda-feira através do Twitter.

Os links para o falso concurso, partilhados sobretudo no Facebook, são acompanhados de mensagens onde se alega que a companhia aérea estaria a oferecer bilhetes duplos por ocasião do seu 22.º aniversário (a empresa foi fundada em 1995). O objectivo real, no entanto, é a recolha ilícita de dados pessoais dos utilizadores das redes sociais, uma vez que estes são levados a fornecer informações privadas para participar na suposta promoção. As vítimas da fraude são ainda instadas a partilhar a página do sorteio.

Num outro tweet, em resposta a uma cliente que questionava a legitimidade do alegado sorteio, a transportadora aérea recorda que “este tipo de promoções/concursos deverão ser sempre verificados" através da consulta das "páginas oficiais" da empresa.

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Exemplo de uma publicação do concurso feita no Facebook DR

Não é a primeira vez que uma fraude deste tipo acontece: em 2016 houve registo de um esquema semelhante que também utilizava ilicitamente a marca da Easyjet. Outras companhias também já foram alvo de crimes semelhantes, como a australiana Qantas, a britânica Virgin Atlantic, a irlandesa Aer Lingus ou a norte-americana Delta Air Lines.

O problema ultrapassa o sector da aviação, sendo comuns os falsos concurso nas redes sociais a envolver marcas de vestuário, por exemplo. Para evitar cair na armadilha, recomenda-se que analise e verifique a veracidade da página que promove o sorteio, e que confirme se o concurso é publicitado nas páginas oficiais das marcas. Se não for, é provável que se trate de uma fraude.

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