Queda da árvore no Funchal: vítimas mortais são oito mulheres e cinco homens

Duas das vítimas mortais são estrangeiras, revelou hospital do Funchal. Sete feridos continuam internados.

Foto
A árvore caiu na terça-feira ao meio-dia e provocou 13 mortos LUSA/HOMEM DE GOUVEIA

O hospital do Funchal revelou nesta quarta-feira que sete dos 49 feridos da queda da árvore na freguesia de Monte continuam internados, um dos quais nos cuidados intensivos. E anunciou ainda que das 13 vítimas mortais, oito são mulheres e cinco são homens, sabendo-se igualmente que dois dos mortos são estrangeiros.

“Dos 16 doentes que ontem permaneciam internados, nove tiveram alta. Sete doentes permanecem internados, cinco adultos e duas crianças”, revelou Miguel Reis, adjunto da direcção clínica do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, acrescentando que as crianças internadas têm dois e 14 anos de idade. "As crianças encontram-se no serviço de observação da pediatria, uma francesa com dois anos de idade que sofreu um traumatismo craniano e da face e uma criança com 14 anos com traumatismo abdominal fechado", acrescentou, citado pela Lusa.

Relativamente aos adultos, Miguel Reis adiantou que há "um doente de nacionalidade francesa com 51 anos que foi intervencionado pela especialidade de neurocirurgia e que se encontra internado no serviço de Medicina Intensiva, dois doentes intervencionados pela especialidade de Ortopedia e dois doentes do sexo feminino que estão internados no Serviço de Observação da Urgência, ambas com traumatismo torácico".

Miguel Reis disse ainda que as vítimas mortais têm idades entre os 28 e 59 anos, excluindo apenas o caso de uma criança de um ano. E duas das vítimas mortais são estrangeiras, uma mulher húngara e outra francesa.

"Contamos com a chegada ainda hoje de quatro elementos do Instituto de Medicina Legal para abreviar a questão das autópsias para que possamos entregar os corpos às famílias o mais rápido possível e contamos ter isso feito até sexta-feira desta semana", disse ainda o responsável.

Por volta do meio-dia de terça-feira, um carvalho desabou da encosta no Largo da Fonte, na freguesia de Monte, e caiu sobre a multidão. Morreram 13 pessoas e 49 ficaram feridas.

A Junta de Freguesia do Monte garante que alertou a Câmara Municipal do Funchal (CMF) para o risco que representavam as árvores do Largo da Fonte, pelo menos em três ocasiões. Idalina Silva, presidente da junta, explicou ao PÚBLICO que desde 2014 alertava a autarquia para a necessidade de uma intervenção naquela zona. “São árvores centenárias e como tal precisam de uma atenção especial.”

Já o líder da autarquia, Paulo Cafôfo, garantiu que a árvore que caiu “nunca esteve sinalizada como em perigo de queda e nunca deu entrada qualquer queixa com vista à sua limpeza ou abate".

Sugerir correcção
Ler 5 comentários