Autarquias estão contra alteração do horário das farmácias

Associação Nacional de Municípios Portugueses rejeita mudanças no diploma que regula horário de funcionamento das farmácias.

Foto
Manuel Machado diz que mudança não é oportuna Miguel Manso

Os municípios rejeitam a proposta governamental para mexer na lei que regula o horário de funcionamento das farmácias. A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) votou por unanimidade o parecer desfavorável ao projecto de decreto-lei que altera o documento em vigor desde 8 de Março de 2007.

Em declarações aos jornalistas, no final da reunião de conselho directivo da ANMP, o presidente Manuel Machado referiu que “não é oportuno” e “não tem razão de ser que seja reduzido”. Citado pela Agência Lusa, o responsável disse ainda que o parecer desfavorável foi aprovado por todos os membros do conselho directivo.

A associação considera que “os critérios definidos para os turnos de serviço permanentemente e para o regime de disponibilidade de farmácias são insuficientes, não fazendo qualquer sentido a diminuição do nível do serviço prestado às populações, pelo que rejeita as alterações propostas pelo Projecto de Decreto Lei”.

Segundo a edição desta terça-feira do Jornal de Notícias, o decreto lei proposto pelo executivo de António Costa reduz o número de farmácias disponíveis em determinadas horas. O documento prevê a alteração das exigências para funcionar durante o turno da noite. Tal implicaria maiores deslocações para comprar medicamentos durante a noite ou fora do horário de expediente.

Ao PÚBLICO, o Infarmed já fez saber que o documento é ainda um projecto de lei “em fase de aprovação” e “vem apenas ajustar os turnos de forma a englobar as farmácias abertas durante 24 horas, bem como integrar as farmácias do concelho limítrofe nos cálculos das distâncias, entre outras adaptações”.

O objectivo será então “garantir que o sistema de turnos está adaptado à realidade”, possibilitando “que se considerem as farmácias abertas durante 24 horas, numa determinada distância, e do concelho limítrofe”.

Sugerir correcção
Comentar