Mais de 16 milhões de americanos acham que o leite achocolatado provém de vacas castanhas

Estudo sobre a população adulta dos EUA volta a pôr a descoberto a iliteracia do país.

Portugal tem muitas vacas castanhas, mas não dão chocolate
Foto
Portugal tem muitas vacas castanhas, mas não dão chocolate Hugo Santos

Mais de 16 milhões de adultos norte-americanos (cerca 7% da população) acham que o leite achocolatado provém de vacas castanhas, segundo revela um estudo do Centro de Inovação dos Estados Unidos, citado esta sexta-feira pelo Washington Post.

Estes cidadãos dos Estados Unidos desconhecem completamente que o chocolate é formado por leite, cacau e açúcar. São consumidores de leite, mas pensam que o leite achocolatado provém de vacas castanhas.

Há décadas que vários estudos revelam que uma grande parte dos norte-americanos é iletrada em agricultura. Pouco sabem como são produzidos os alimentos, como chegam às lojas, quais as cadeias de produção, ou, neste caso, o que contém o chocolate.

Segundo o Washington Post, um estudo dos anos 1990 do Departamento de Agricultura norte-americano relevava que um em cada cinco adultos desconhecia que os hambúrgueres são feitos de carne bovina. Mostrava ainda muitos mais desconheciam factos básicos da agricultura, como o tamanho das quintas americanas e o que os animais comem.

“Os americanos pensam da seguinte forma: preciso de comida, vou à loja. Tudo o resto é do desconhecimento de uma grande parte dos cidadãos”, afirma a co-fundadora do FoodCorps, Cecily Upton, uma organização sem fins lucrativos que faz educação nutricional nas escolas dos Estados Unidos.

O número de texanos que acreditam que o Homem coexistiu com os dinossauros também pode ser surpreendente: 30%. Ainda, 25% dos norte-americanos não sabem que a Terra anda à volta do Sol. Uma percentagem que se repete quando se contabilizam os que não sabem que os EUA se tornaram independentes do Reino Unido.

P24 O seu Público em -- -- minutos

-/-

Apoiado por BMW
Mais recomendações