Morreu Adam West, o Batman dos anos 60 (e o mayor de Family Guy)

Actor morreu aos 88 anos em Los Angeles, nos Estados Unidos.

DR
Foto
DR

O actor norte-americano Adam West, mais conhecido por interpretar o super-herói Batman na série televisiva homónima dos anos 60, morreu na sexta-feira aos 88 anos, em Los Angeles, de leucemia. A informação foi avançada foi por um representante do actor e da família.

"O nosso pai sempre se viu como um Cavaleiro Brilhante e sempre aspirou a deixar um impacto positivo na vida dos seus fãs", lê-se num comunicado da família.

West interpretou Batman num registo humorístico numa série que se tornou num dos símbolos kitsch da televisão do século passado. O papel foi de tal forma marcante que acabou por dificultar a escolha do actor para projectos noutro registo.

Mais recentemente, West deu a voz ao mayor do mesmo nome na série animada Family Guy, tornando-se por essa via igualmente popular entre gerações mais novas. Seth MacFarlane, autor da série, declarou este sábado que perde "um amigo" com quem era "uma alegria" trabalhar.

Os tributos chegam agora de todo o lado. Val Kilmer, que interpretou Batman nos anos 90, recordou West como "um cavalheiro". O Ministério da Defesa dos EUA, tweetou que o actor "foi um herói muito antes de usar a capa" - West tinha sido locutor na rádio das forças armadas norte-americanas.

West foi casado três vezes e foi pai de seis filhos.