Luxembourg Art Prize: bolsa de 25 mil euros para criação artística

A segunda edição do Luxembourg Art Prize abriu candidaturas e vai proporcionar ao vencedor uma bolsa de 25 mil euros

Foto
Samuel Zeller/Unsplash

Tem como objectivo revelar talentos de todas as idades e nacionalidades, sejam amadores ou profissionais. A segunda edição do Luxembourg Art Prize abriu candidaturas e vai proporcionar ao vencedor uma bolsa de 25 mil euros com a qual o artista deverá desenvolver uma exposição individual.

Este prémio internacional quer "promover a carreira de artistas desconhecidos" e disponibiliza-lhes "uma galeria profissional, primeiro no âmbito de uma exposição colectiva para os finalistas do prémio e, depois, no âmbito de uma exposição individual para o vencedor do prémio".

O Luxembourg Art Prize foi pensado para artistas que utilizem "uma ou mais das seguintes técnicas: desenho, impressão, instalação, pintura, interpretação, fotografia, arte digital, escultura, arte sonora, vídeo, técnicas mistas e artes decorativas (têxtil e materiais, vidro, madeira, metal, cerâmica, mosaico, papel ou outras técnicas)", lê-se no site do prémio.

As despesas dos artistas (transporte e seguro das obras, bilhetes de avião e comboio, alojamento em hotel 4 estrelas com pensão completa) na altura da exposição do Luxembourg Art Prize 2017 são assumidas pelos organizadores da iniciativa. Além disso, cada nomeado pode levar um acompanhante (também com despesas pagas).

As candidaturas estão abertas até 18 de Junho e devem ser apresentadas online. Até ao dia 30 de Junho serão revelados os dez finalistas, seleccionados por um comité artístico presidido por Hervé Lancelin. Esta dezena de artistas vai participar numa exposição colectiva na Galeria Hervé Lancelin, no Grão-Ducado do Luxemburgo, entre 23 de Setembro e 4 de Novembro. Durante esses dias será anunciado o vencedor final, que terá direito à bolsa de 25 mil euros, e apresentará a sua exposição individual em 2018.

Sugerir correcção
Comentar