Ott Tänak lidera Rali de Portugal

Kris Meeke, vencedor em 2016, desistiu em Ponte de Lima, onde Jari-Matti Latvala também comprometeu as aspirações à vitória final.

Hugo Delgado/Lusa
Foto
Hugo Delgado/Lusa

O estónio Ott Tänak (Ford Fiesta) lidera a 51.ª edição do Rali de Portugal, sexta prova do Campeonato do Mundo de ralis, após nove classificativas, oito das quais disputadas esta sexta-feira no Minho.

O 12.º classificado do Mundial de pilotos assumiu a liderança da prova após a sexta especial, a segunda no troço de Caminha, e segurou-a em Ponte de Lima e nas duas passagens pela Braga Street Stage, terminando o dia com 4,6 segundos de vantagem sobre o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20).

O francês Sébastien Ogier (Ford Fiesta) segue na terceira posição da classificação, a cinco segundos do companheiro de equipa, após um dia marcado pela desistência do norte-irlandês Kris Meeke (Citroën C3), na sétima especial, em Ponte de Lima, onde perderam tempo o neozelandês Hayden Paddon e o finlandês Jari-Mati Latvala (Toyota Yaris), que provocou também o atraso do belga Thierry Neuville (Hyundai i20).

No sábado, a partir das 9h08, os pilotos enfrentam seis especiais de classificação, casos do renovado percurso de Vieira do Minho (22,47 km), o regressado Cabeceiras de Basto (22,30 km), que estreia a parte final, e o tradicional troço de Amarante (37,55 km).