Quinta-feira é Dia Internacional dos Museus e há borlas por todo o país

Há entradas gratuitas em museus, palácios e monumentos e uma programação paralela. A lista é extensa, pelo que pode já começar a escolher o que quer fazer

Foto
Nacho Doce/Reuters

O Dia Internacional dos Museus, que se assinala na quinta-feira, dia 18 de Maio, será celebrado com entradas gratuitas em museus, palácios e monumentos, e uma programação de visitas, palestras, exposições, concertos e encenações históricas.

Instituído pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), o Dia Internacional dos Museus tem este ano como tema "Museus e histórias contestadas: Dizendo o indizível", lançando uma reflexão sobre o papel dos museus na reconciliação nas comunidades e na sociedade em geral.

Por todo o país, museus, monumentos e palácios, participam com dezenas de actividades como visitas guiadas, exposições, ateliês, teatro, palestras, concertos e lançamentos de livros, entre outras.

De acordo com o site da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), na quinta-feira, todos os museus, palácios e monumentos tutelados por este organismo do Ministério da Cultura terão entrada gratuita.

No dia 19 de Maio, a partir das 18h, o Museu de Arte Popular abre as suas portas e, no dia 20 de Maio, a partir das 18h, as entradas também serão gratuitas nos museus, palácios e monumentos da DGPC. As excepções são Convento de Cristo, Mosteiro da Batalha, Mosteiro dos Jerónimos, Museu Monográfico de Conímbriga - Museu Nacional, Panteão Nacional e Torre de Belém, que encerram no seu horário habitual.

Em Portugal as celebrações estendem-se até ao dia 20 de Maio, devido à Noite Europeia dos Museus, criada pelo Ministério da Cultura e da Comunicação de França, à qual os museus portugueses se associam desde há alguns anos. Em resposta ao repto lançado pela DGPC, os espaços museológicos integrados na Rede Portuguesa de Museus irão realizar diversas iniciativas com o objectivo de aprofundar a ligação com os visitantes, e envolver novos públicos em torno do conhecimento das colecções e da salvaguarda e valorização do património cultural do país.

Na última Noite Europeia dos Museus, a escultura do Arcanjo São Miguel, derrubada por um visitante no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, em Novembro do ano passado, vai voltar a ser exibida ao público, e está previsto um espectáculo dos alunos da Escola de Circo do Chapitô, a partir das 21h30, para celebrar o regresso da peça.

Também o novo Museu Nacional dos Coches, inaugurado há dois anos, em Lisboa, que encerrou a 26 de Abril para instalação do projecto expositivo, reabrirá ao público a 20 de Maio.

A programação completa do Dia Internacional dos Museus em todo o país poderá ser consultada no site da DGPC.

Sugerir correcção
Comentar