Underdogs faz quatro anos e celebra com livro e exposição

Projecto cultural de Pauline Foessel e Alexandre Farto, aka Vhils, vai editar um livro e inaugurar uma exposição, no Príncipe Real, em jeito de balanço dos quatro anos de vida

Foto
STICK2TARGET.COM

A galeria Underdogs inaugura, esta sexta-feira, 12 de Maio, uma exposição, num espaço temporário no Príncipe Real, em Lisboa, que servirá também para apresentar um livro no qual faz um balanço de quatro anos de actividade da plataforma que lhe deu nome.

A Underdogs — que tem como responsáveis a francesa Pauline Foessel e o português Alexandre Farto, ou Vhils — é um projecto cultural que se divide entre arte pública, com pinturas nas paredes da cidade, exposições dentro de portas, no n.º 56 da rua Fernando Palha, um antigo armazém recuperado e transformado em galeria, e a produção de edições artísticas originais.

A exposição Underdogs, que, de acordo com a organização, "faz uma reflexão sobre a missão de galeria e o trabalho de vários artistas que têm exposto ao longo dos últimos quatro anos", conta com trabalhos, entre outros, dos portugueses Maria Imaginário, Add Fuel e André da Loba, do espanhol Okuda San Miguel e do francês Olivier Kosta-Théfaine.

A 12 de Maio é apresentado o livro Underdogs, de Pauline Foessel e Miguel Moore, com desenho gráfico de João M. Machado, "que faz o balanço dos anos de actividade da plataforma nas suas três principais áreas de actuação: galeria, programa de arte pública e edições". Para Pauline Foessel e Alexandre Farto, "mais do que uma aventura", a Underdogs "é uma missão, um conceito, mas, acima de tudo, uma aposta: a de construir uma plataforma que se equilibra artisticamente entre as ruas de uma cidade, as paredes de uma galeria e a virtualidade de um site na Internet".

"Desde 2010, temo-nos esforçado em participar de forma humilde na cena artística de Lisboa. Gostamos de acreditar que temos sabido interagir positivamente com a cidade, dando aos seus habitantes e aos visitantes novos motivos para explorá-la e descobri-la", referem, num texto divulgado pela plataforma.

A mostra, de entrada livre, fica patente até 28 de Maio no n.º18 da Praça do Príncipe Real. Durante o mês de Maio, a galeria no n.º 56 da rua Fernando Palha estará encerrada para obras de remodelação. A exposição de Wasted Rita, prevista para este mês, será adiada para o segundo semestre de 2017, em data ainda a anunciar. Para 16 de Junho está marcada a inauguração da exposição do australiano Anthony Lister (1979), uma estreia na Underdogs e em Portugal, que começou o seu percurso artístico a pintar paredes na cidade de Brisbane.

Em Julho inaugura a exposição de Shepard Fairey, uma outra estreia na Underdogs e em Portugal. O trabalho de Shepard Fairey, de 47 anos, reconhecido artista urbano e designer gráfico que vive e trabalha em Los Angeles, combina elementos do graffiti e da pop art, sendo uma das suas obras mais famosas um retrato de Barack Obama ("Obama Hope"), a vermelho, branco e azul, espalhado pelos Estados Unidos em formato cartaz durante a campanha das eleições presidenciais de 2008. De 21 de Julho a 22 de Setembro.

Sugerir correcção
Comentar