A construção modular quer ajudar os peregrinos que se dirigem a Fátima DR
Foto
A construção modular quer ajudar os peregrinos que se dirigem a Fátima DR

Esta casa modular vai ser uma paragem para os peregrinos

O edifício foi criado pelo ITeCons, um instituto da Universidade Coimbta, e é um imóvel completo e modular, que foi construído como se as peças fossem de lego

Um protótipo de uma casa modular desenvolvido na Universidade de Coimbra deu lugar ao Centro Municipal de Apoio aos Caminhantes, que pretende ajudar peregrinos que por estes dias se dirigem a Fátima.

O Centro Municipal de Apoio aos Caminhantes, situado nos Campos do Bolão, em Coimbra, foi inaugurado esta quinta-feira, 4 de Maio, consistindo no "reaproveitamento de um trabalho científico" desenvolvido no ITeCons (Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade), disse o presidente da autarquia, Manuel Machado, durante a cerimónia.

O edifício foi criado pelo ITeCons em parceria com três empresas, sendo um imóvel completo e modular (construído como se fossem peças de lego), que poderá ter aplicação em territórios de África e da América Latina. A sua utilização, referiu o município, vai também permitir analisar os parâmetros de "durabilidade, comportamento térmico ou estanquidade".

PÚBLICO -
Foto
O espaço vai estar aberto 24 horas durante as fases de maior intensidade de circulação DR

O espaço conta com seis lava-pés, dois lavatórios e duas sanitas, sendo que, nos próximos dias, os peregrinos poderão receber cuidados naquele centro de apoio, como tratamento de feridas, massagens ou medição da tensão arterial, contando ainda com água e alimentos para distribuir, informou a Câmara de Coimbra.

Segundo Manuel Machado, o espaço vai estar aberto "24 horas" durante as "fases de maior intensidade de circulação", nomeadamente Maio, Agosto e Outubro, ficando depois aberto "de sol a sol".

Para além deste novo centro, Coimbra conta ainda com um ponto de apoio a peregrinos na zona da Pedrulha e um albergue em Santa Clara-a-Nova. De acordo com o presidente da Câmara de Coimbra, ficou também "convencionado com a Académica" que o centro de treinos deste clube, situado próximo do espaço de apoio, vai estar disponível para os peregrinos, possibilitando o uso de balneários.

O projecto Quickbuild baseia-se em novos métodos de construção. A casa é pré-fabricada, facilmente transportável, a preços baixos, e adaptável a qualquer situação. Trata-se de um sistema modular de tipologia T2, que pode ser finalizado no local de instalação, nomeadamente fora do país.