Meow, uma solução para alimentar gatos de rua

Em Istambul, um projecto para ajudar gatos de rua venceu dois prémios de design. O Meow é uma embalagem com duas divisões, para água e para comida

Foto
Evrim Uvaci/ Bahar Bostanci

Na Turquia — e, em particular, em Istambul —, os gatos abandonados preenchem as ruas e têm praticamente estatuto de monumento na cidade. Para facilitar o transporte de comida e água limpas para estes animais, duas amigas criaram o Meow, uma embalagem dividida que permite alimentá-los mais comodamente.

“Às vezes, trago na minha mala comida para gatos, no caso de me cruzar com algum na rua, porque existem muitos na minha cidade”, explicou Evrim Uvacin, a directora artística do Meow, que sempre alimentou gatos de rua na zona onde vive. Mas não é a única. Em Istambul, são muitas as pessoas que se preocupam com os gatos abandonados e que deixam comida pelos vários cantos da cidade.

"A parte mais complicada não é alimentá-los", confessam as autoras do Meow, Bahar Bostanci e Evrim Uvanci. O mais difícil é conseguir encontrar algum sítio onde colocar água limpa para "estes animais fofinhos". “Depois de comerem, os gatos ficam com muita sede e procuram um sítio com água" — algo que pode ser complicado de encontrar, "principalmente no Verão". Assim, criado a partir de uma necessidade, nasceu o Meow, um produto transportável e prático que permite alimentar gatos — e cães — de rua facilmente.

O projecto, que foi criado em Julho de 2016, em Istambul, venceu o primeiro prémio do Ikmib Packaging Design Awards e é um dos vencedores do A’ Design Award & Competition de 2016/17, ambos recentemente anunciados.

Contudo, para já, o Meow não passa de um protótipo. 

Sugerir correcção
Comentar