Não sabes o que vestir? Os algoritmos podem ajudar

A Amazon.com quer lançar uma "assistente", como a Siri da Apple, para dizer ao cliente quais são as últimas tendências

Unsplash
Fotogaleria
Unsplash
 stevepb/ Pixabay
Fotogaleria
stevepb/ Pixabay

Uma camara controlada por voz que lhe dá conselhos tendo em conta o que dizem os especialistas de moda, assim como as últimas tendências? Esta é a proposta de um novo produto que a Amazon.com pretende ter disponível para os seus clientes.

A empresa está focada em transformar a sua assistente de voz Alexa, que compete com a Siri da Apple, numa companheira indispensável na vida das pessoas. Alexa tanto pode por uma música para que ouça enquanto cozinha, como pode ajudá-la a vestir-se.

Mas há mais, existe um novo serviço chamado "Style Check" que pode ajudar os clientes da Amazon a fazer escolhas. Por exemplo, pode tirar duas fotografias às roupas, através do Echo Look, e de seguida receber sugestões que são "mais inteligentes graças aos comentários e sugestões da nossa equipa de especialistas em moda", explica a Amazon no seu site.

Se há aqui uma componente de ajuda ao cliente, há também o interesse da empresa em saber o que é que este prefere num mercado que está a tornar-se cada vez maior online. 

As vendas online de vestuário estão a permitir à Amazon competir com grandes armazéns como a Macy's, que é o maior nesta área nos EUA. E como os clientes gostam de experimentar as roupas, o online tem de encontrar alternativas que permitam aos seus utilizadores tomarem decisões mais confiantes, sem sair da frente do computador.

Assim, o Echo Look "abre um novo reino de experiências de compras", defende Werner Goertz, analista da Gartner Inc., ouvido pela Reuters. Pode anunciar o uso da realidade aumentada no e-commerce, assim como os clientes podem "tentar coisas no visual antes de tomar a decisão de comprar", acrescenta.

A câmara do Echo Look, a primeira num dispositivo Alexa, tem potencial para ser usada para vigilância doméstica, videoconferência e vários aplicativos empresariais, diz ainda. Para já, o Echo Look ainda não está à venda, mas custará cerca de 200 dólares (183 euros).

Sugerir correcção
Comentar