Radioterapia em Viseu: estudo para instalação já foi entregue ao Governo

Parceria entre Centro Hospitalar de Tondela Viseu e IPO de Coimbra irá sustentar a "viabilidade técnica, económica e financeira de um centro oncológico".

Foto
asm ADRIANO MIRANDA / PUBLICO

O Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV) anunciou que já foi submetido ao secretário de Estado da Saúde o estudo relativo à instalação do serviço de radioterapia em Viseu, que propõe uma "parceria inovadora" com o IPO de Coimbra.

"Este estudo apresenta uma posição conjunta inédita entre o CHTV, o IPO de Coimbra, a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e a Administração Regional de Saúde do Centro, sustentando a viabilidade técnica, económica e financeira de um centro oncológico em Viseu", refere Ermida Rebelo no comunicado divulgado ao final da tarde de domingo, que foi o seu último dia como presidente do conselho de administração do centro hospitalar. O CHTV é, desde esta segunda-feira, presidido pelo médico Cílio Correia.

Em comunicado, Ermida Rebelo refere que o estudo, que estava previsto no Despacho n.º 1990-A/2017, foi submetido ao secretário de Estado da Saúde ao final da tarde de quinta-feira.

A parceria entre o CHTV e o IPO de Coimbra abrangeria "o planeamento e instalação da unidade, a formação de recursos humanos altamente diferenciados, a aquisição conjunta de aceleradores lineares para ambos os hospitais, a partilha de sistemas de informação em rede, a uniformização de práticas clínicas e complementaridade e apoio nos tratamentos", explica. Desta forma, seria possível "tirar partido da capacidade instalada e favorecer sinergias que potenciam retornos favoráveis, a bem dos doentes de toda a Região Centro", acrescenta.

De acordo com Ermida Rebelo, a solução proposta ao Governo sustenta-se "no actual modelo de financiamento da radioterapia nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde e permitirá criar um novo edifício no campus do CHTV". Esse novo edifício albergaria, "além da radioterapia, também os tratamentos oncológicos por quimioterapia, deixando já preparada a infra-estrutura para um futuro serviço de medicina nuclear", avança.

A 29 de Novembro, o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, disse aos jornalistas que o serviço de radioterapia deverá ser criado no prazo de "dois a três anos" no Hospital de S. Teotónio, em Viseu. No mesmo dia, Manuel Delgado garantiu que, "do ponto de vista político", a decisão de instalar o serviço de radioterapia na cidade estava tomada, mas faltava "ver qual é o melhor modelo".

Sugerir correcção
Comentar