Câmara de Odivelas vai criar plano para reduzir o ruído

José Esteves referiu que as zonas com mais ruído do concelho de Odivelas localizam-se junto aos grandes eixos viários da cidade.

Foto
DANIEL ROCHA

A Câmara de Odivelas vai criar um plano de acção municipal para reduzir os níveis de ruído no concelho, estando previstas acções de sensibilização e ajustes nas estruturas viárias, anunciou nesta terça-feira a autarquia.

Em causa está, segundo explicou à agência Lusa o vereador com o pelouro do Ambiente, José Esteves, o cumprimento do Regulamento Geral de Ruído (Decreto-Lei n.º 9/2007, de 17 de Janeiro), que prevê que os municípios elaborem planos municipais para minimizar os efeitos do ruído.

"Neste momento, aquilo que tínhamos eram mapas do ruído. Estavam identificadas as principais zonas onde existe mais ruído. Agora vamos passar a dispor de um plano de acções", afirmou o autarca.

José Esteves referiu que as zonas com mais ruído do concelho de Odivelas localizam-se, "como seria de esperar", junto aos grandes eixos viários da cidade (CRIL, CREL e Radial) mas ressalvou que, segundo as medições que foram feitas, os valores registados "estão muito abaixo dos limites legais".

"Podemos dizer que Odivelas não tem um problema de ruído", ressalvou.

Contudo, o autarca sublinhou que o novo plano de ruído do concelho, que se encontra em fase de consulta pública, contempla medidas que visam reduzir ainda mais os níveis de ruído.

"Queremos proporcionar à população uma melhor qualidade de vida. Reduzir a incomodidade que alguns focos de ruído possam originar. Este plano garante-nos soluções para uma gestão sustentável do ruído, a sua redução e prevenção", apontou.

José Esteves disse ainda que o plano de acção do ruído prevê acções de sensibilização, nomeadamente junto dos operadores de transportes e ajustes nas estruturas viárias mais problemáticas.

"Estamos abertos aos contributos da população. Aquilo que pretendemos é que seja um plano exequível e não utópico", concluiu.

Sugerir correcção
Comentar