"Geraldes é mais um João Mário que um segundo médio"

Jorge Jesus reforça a ideia de que o jovem médio que regressou ao Sporting em Janeiro não é o substituto natural de Adrien Silva.

Foto
Rafael Marchante/Reuters

Dos três jogadores que regressaram ao Sporting em Janeiro, apenas Francisco Geraldes não tem ainda qualquer minuto na equipa principal (já jogou várias vezes pela B), apesar da lesão prolongada de Adrien Silva. Jorge Jesus entende que o médio que começou a época do Moreirense não é o substituto natural do capitão "leonino" e que olha para ele mais como um João Mário.

"O Chico Geraldes é bom jogador, mas é mais um João Mário que um segundo médio. Nunca vai ser um segundo médio, não tem condição para isso, mais um joao mario, é mais um ala ou um segundo avançado, não para jogar ao lado do médio defensivo, tem de ter muito conhecimento posicional táctico para isso", reforçou nesta sexta-feira o treinador "leonino" em conferência de imprensa.

O Sporting joga neste sábado com (e em) o Tondela e Jesus não poderá contar com dois dos jogadores titulares na jornada passada, Bruno César e Alan Ruiz. O técnico diz que irá testar outras soluções, tanto no meio-campo no ataque, dando a entender que os dois lugares poderão ser preenchidos alguns dos jovens da formação que Jesus tem a trabalhar consigo.

"O Bruno e o Alan têm sido jogadores fundamentais a partir de Janeiro. Amanhã não vão estar e vou ter de lançar novos jogadores, que vão ter a oportunidade deles. O meu grande objetivo é o Sporting vencer e olhar para o presente e futuro do clube. Vários jogadores que chegaram em Janeiro vão ter a possibilidade. Palhinha já foi titular e Podence é um jovem em que acreditamos", referiu.

O Sporting vai a Tondela já com os dois primeiros bastante longe e Jesus admite que a prioridade é, pelo menos, encurtar a distância e consolidadar o terceiro lugar: "O Tondela está a bater-se para não cair de divisão. É equipa competitiva, tem treinador novo e está a identificar-se com ele. O Sporting tem de tentar recuperar alguns pontos de atraso e tentar separar-se do quarto classificado. Esse é que é o grande objectivo, essa é a verdade dos factos."

Na conferência de imprensa, Jesus foi confrontado com a pesada derrota do Benfica em Dortmund e com a circunstância de o Sporting ter perdido por 1-0 no mesmo estádio. O técnico "leonino" não quis fazer comparações entre os jogos: "O Dortmund é uma grande equipa e demonstrou isso mesmo nos jogos com o Benfica e com o Sporting."

A dimensão das equipas portuguesas nas competições europeias também foi um assunto abordado por Jesus, tal com a possibilidade de Portugal perder uma equipa na Liga dos Campeões para a Rússia. Para Jesus, as equipas portuguesas já têm o "know-how", falta o dinheiro para poderem competir a um nível semelhante dos "grandes" do futebol europeu.

"Não sei se com os anos vamos encurtar as diferenças ou não, mas isso passa por investimentos muito grandes. Em relação às outras equipas, não há comparação possível com os orçamentos, o que não quer dizer que não se possa chegar a uma meia-final. Mas nós somos muito melhores que os treinadores da maioria das equipas, com estratégia técnica e táctica do melhor que há no mundo. Podemos chegar, mas é muito difícil."

Sugerir correcção
Comentar