Faz o cartaz das Festas da Agonia e ganha 500 euros

Concurso para a concepção do cartaz das Festas da Agonia, de Viana do Castelo, decorre até 30 de Abril. Vencedor ganha 500 euros

Proposta vencedora de 2016 é da autoria de Anna Galvão DR
Fotogaleria
Proposta vencedora de 2016 é da autoria de Anna Galvão DR
DR
Fotogaleria
DR

O traje à Vianesa, recentemente certificado, dá este ano o mote ao concurso aberto esta quinta-feira para a concepção do cartaz da romaria d'Agonia que se realiza entre 17 e 20 de Agosto, em Viana do Castelo.

Em comunicado, a VianaFestas, entidade que organiza a romaria, revelou que o concurso está a decorrer até 30 de Abril e sublinhou que "a beleza da mulher de Viana com o traje à Vianesa é o primeiro de quatro temas a que devem obedecer os concorrentes". "O traje à Vianesa é o primeiro do país a obter certificação e esse facto vai marcar, este ano, os vários momentos dos quatro dias de festa", adiantou a presidente da Vianafestas e vereadora da Cultura da Câmara de Viana do Castelo, Maria José Guerreiro.

A responsável destacou o Desfile da Mordomia "como a principal montra do traje à Vianesa" que se realiza na sexta-feira das festas, reunindo mais de 500 mulheres devidamente trajadas que desfilam pelas principais ruas da cidade. Além do traje, os trabalhos que se apresentarem ao concurso agora lançado devem transmitir o "espírito" da festa datada da primeira década do século XX, "a alegria e a vida" que a caracterizam e a Imagem da Capela da Senhora d'Agonia ou da santa padroeira dos pescadores.

Os concorrentes, nacionais e estrangeiros, podem participar individualmente ou em equipas, com duas propostas "inéditas e originais da autoria do candidato" que se destinem apenas para as festas. O regulamento (em pdf) define ainda que "as propostas de cartaz pertencem à VianaFestas até à publicação das mesmas na exposição a ser realizada em Agosto, durante as festas, e onde serão divulgados todos os trabalhos que se apresentarem a concurso, sendo que "os autores não podem, até essa data, divulgá-los através de qualquer meio".

Nos critérios de avaliação, o júri, composto por sete representantes de entidades de Viana do Castelo, vai premiar a "adequação e eficácia da mensagem ao tema do concurso, a originalidade e criatividade, a qualidade técnica e estética". O vencedor receberá um prémio pecuniário no valor de 500 euros.

Em 2016, e pela primeira vez, venceu uma proposta internacional. O cartaz reproduzia uma ilustração de uma designer de moda do Brasil, com a imagem de Nossa Senhora da Agonia, padroeira dos pescadores. Aquela proposta foi escolhida entre as 28 que concorreram ao concurso nacional e internacional, lançado desde 2010 pela VianaFestas. Além da autora Anna Galvão de 22 anos, natural do Rio de Janeiro mas com raízes portuguesas, também a mordoma que deu rosto ao cartaz, Bárbara Temporão, é natural daquela cidade brasileira e tem ascendência portuguesa. No ano passado, segundo dados da Vianafestas, "mais de um milhão de pessoas passaram por Viana do Castelo nos três dias de festas da Senhora".

Sugerir correcção
Comentar