Ouvir o telefone durante a tempestade? Já é possível

Reduz o barulho do vento, diminuí o som das teclas pressionadas e minimiza outros sons ambiente. Estas são as características do novo gadget para headsets criado na Escandinávia

Foto
DR

Uma equipa de designers suecos criou um gadget – o xpuff – para reduzir o ruído dos microfones dos headsets Apple. O dispositivo é fácil de montar. Constituído por três peças, basta enrolar a esponja à volta do microfone e controlador de volume e encaixar duas peças que asseguram que a esponja não se desloca.

O xpuff não impede a utilização das teclas dos fones e está disponível em várias cores. A equipa, preocupada com o ambiente, decidiu apostar no desenvolvimento de uma solução sustentável para os ruídos no microfone do telemóvel. Assim, todos os materiais utilizados são recicláveis.

O xpuff ainda não está à venda. Para isso, está a decorrer uma campanha no Kickstarter.

xpuff - Microphone Wind Cover for iPhone Headset (Now on Kickstarter) from xpuff on Vimeo.

O design e o desenvolvimento do produto são da responsabilidade de Lukas Belsander e Lavéno Mangelsdorff. Os suecos estão à frente da empresa Form The Solution que detém a patente do xpuff.

Lukas Belsander conta que a ideia surgiu por necessidade. "Estava a passear o meu cão num dia tempestuoso e a tentar falar ao telefone com o meu amigo Jochen", diz, ao não conseguir ouvir o amigo pensou "Chega!". Ambos compreenderam que o vento dificultava a comunicação por telefone e começaram a desenvolver o xpuff.

Jochen explica que o aparelho que ele e Lukas criaram é melhor que outros produtos semelhantes feitos com apenas espuma. "Descobrimos durante testes que fizemos com o xpuff que a espuma não é suficiente para bloquear ruídos eficazmente."

Com o slogan "more voice, less noise" ou "mais voz, menos barulho", o objectivo do xpuff é "tornar a vida um pouco melhor para as pessoas com estilos de vida activos", diz Jochen Láveno Mangelsdorff.

Sugerir correcção
Comentar