Amaro Antunes venceu no Malhão e Primoz Roglic não deixou fugir a amarela

Triunfo português na última etapa da Volta ao Algarve. Esloveno da Lotto NL-Jumbo sucede a Geraint Thomas

Foto
Roglic impôs-se no Algarve LUSA/NUNO VEIGA

Primoz Roglic (Lotto NL-Jumbo) inscreveu o seu nome na história da Volta ao Algarve, sucedendo a Geraint Thomas no trono de campeão. Roglic, quinto classificado em 2016, é o primeiro esloveno a sagrar-se vencedor da prova. Tendo partido para a derradeira etapa com 22 segundos de vantagem sobre Michal Kwiatkowski (Sky), campeão em 2014, Roglic controlou os acontecimentos e cortou a meta no Alto do Malhão em quinto lugar, a 16 segundos do português Amaro Antunes, da W52-FC Porto.

O triunfo do ciclista algarvio de 26 anos foi o primeiro de um português na edição de 2017 da “Algarvia”. Nas quatro etapas anteriores tinha havido quatro vencedores de outras tantas nacionalidades: o colombiano Fernando Gaviria (Quick-Step Floors), o irlandês Daniel Martin (Quick-Step Floors), o espanhol Jonathan Castroviejo (Movistar Team) e o alemão André Greipel (Lotto Soudal).

Numa etapa que começou a alta velocidade (o pelotão cumpriu 50,2 km na primeira hora), um grupo alargado andou em fuga e chegou a ter mais de 3m30s de vantagem. Só que a aproximação à subida ao Alto do Malhão, cuja inclinação média se situa nos 8,9%, anulou as diferenças – Amaro Antunes arrancou pouco antes do último quilómetro e já ninguém o apanhou.

“Mostrei que estava bem. Em Valência [onde foi 20.º na geral da Volta à Comunidade Valenciana] já o estava e hoje [ontem] foi mais uma prova de que posso estar aí na frente com os melhores. Trabalhei muito no Inverno para conseguir uma vitória e felizmente consegui. Estou muito feliz. Já tinha em mente isto desde o início da etapa e felizmente consegui fazê-lo”, sublinhou Amaro Antunes, em declarações reproduzidas pelo site oficial do FC Porto.

Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) e Tiesj Benoot (Lotto Soudal) completaram o pódio da etapa, ambos a 12 segundos de Amaro Antunes. Na classificação geral, o português subiu ao top-5, terminando a 1m29s de Primoz Roglic. “Foi duro, mas felizmente consegui levar esta camisola até ao final. Agora vou festejar. Quando comecei a competir não imaginava chegar a este nível”, confessou o esloveno.

Sugerir correcção
Comentar