DR
Foto
DR

Podes ganhar uma residência de fotografia do Fujifilm FIF Viseu

Está quase a chegar. Viseu vai ter um festival de fotografia com aulas, palestras e um concurso. O mote do festival é "Inspiring Positive Change"

A edição de 2017 do Fujifilm FIF Viseu – Festival Internacional de Fotografia vai premiar fotógrafos que aceitem o desafio de retratar Viseu pela sua objectiva. O tema da série fotográfica é, como o do festival, "Inspiring Positive Change".

O desafio para a residência artística (a acontecer entre os meses de Abril e Maio) é que cada fotógrafo registe as freguesias limítrofes de Viseu e as suas especificidades e contornos sociais. O concurso está aberto a fotógrafos de todas as nacionalidades.

Inspiring Positive Change. John Gallo diz que "escrever estas três palavras seguidas é, na melhor das hipóteses, um exercício estimulante." O director artístico do festival fala dos desafios de início de século com as "desigualdades sociais, o fosso crescente entre ricos e pobres, a crise dos refugiados e as mudanças climáticas", mas relembra que "o mundo pode ser um sítio muito melhor." E porque não começar por Viseu?

PÚBLICO -
Foto

O prémio é a exposição da série fotográfica sobre Viseu no festival. As fotografias do vencedor serão ainda editadas no livro do lançamento do festival do ano seguinte. O vencedor vai receber também uma Fujifilm X100F.

Para participar no concurso é necessário enviar um e-mail com biografia, um projecto para a série fotográfica e 18 imagens de trabalho recente. As candidaturas terminam dia 24 de Fevereiro e o vencedor vai ser apresentado na página do P3 dia 1 de Março.

O júri do concurso tem como presidente Roger Tooth que já trabalhou como freelancer para o The Guardian e para o The Observer, onde mais tarde se tornou director de fotografia. Além de Roger Tooth o júri conta também com Guida Rolo, que lidera o projecto Chappa em conjunto com John Gallo, João Rodrigues Coelho da Fujifilm, Luís Octávio Costa, subeditor do P3 e um representante da Câmara Municipal de Viseu. Estes jurados vão também avaliar a maratona fotográfica 24 horas que vai fazer parte do festival.

O Fujifilm FIF Viseu é um festival internacional de fotografia de Viseu. A organização do festival é organizada pelo projecto Chappa que conta com a ajuda da Câmara Municipal de Viseu. Além de doze exposições, o festival vai ter "workshops", palestras, "masterclasses" e concertos ao vivo. Roger Tooth, presidente do júri do concurso, vai fazer parte do painel de uma palestra e vai leccionar a "masterclass" “How to get published”, destinada a fotógrafos amadores e profissionais.