Esta varanda torna os edifícios mais eficientes energeticamente

Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Estrasburgo (INSA) e Kawneer, empresa especialista em soluções arquitectónicas em alumínio, desenvolveram um modelo experimental de uma varanda que permite uma melhoria energética dos edifícios

Foto
DR

Para já é apenas um protótipo mas em Agosto de 2018 deverá estar disponível para venda. Numa parceria entre o Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Estrasburgo (INSA) e a Kawneer, empresa especialista em soluções arquitectónicas em alumínio, foi criada uma "varanda energicamente eficiente", com desenhos de estudantes de arquitectura e engenharia.

A chamada "varanda INSA", que já tem um primeiro modelo instalado na sede do próprio instituto francês, "procura a renovação das fachadas e a melhoria energética dos edifícios através de um maior aproveitamento da energia solar", lê-se num comunicado enviado ao P3. E isto "sem necessidade de intervir directamente sobre a estrutura edificada".

A varanda tem "uma dupla pele de vidro e alumínio apoiada numa laje de betão" e está actualmente — e durante os próximos dois anos — em testes. A comercialização deverá acontecer em Agosto de 2018.

Ao ser aplicada na fachada do edifício de 1955, esta varanda "aumenta a dimensão do espaço habitável e melhora a gestão de temperatura para um maior conforto dos seus utilizadores".

Sugerir correcção
Comentar