Pesquisa offline? Ainda não, mas quase

O Google já permite que se inicie uma pesquisa sem acesso à Internet, mas os resultados só ficam disponíveis quando a aplicação encontrar rede

Foto
É possível fazer várias pesquisas ao mesmo tempo, mesmo sem Internet Maria João Gala

Para contornar o problema das conexões com falhas, o Google criou uma nova funcionalidade para os dispositivos Android: o utilizador pode começar uma pesquisa, mesmo que não tenha acesso à Internet, e a aplicação envia uma notificação com os resultados quando encontrar uma rede.

É possível fazer várias pesquisas ao mesmo tempo, mesmo sem Internet. “A aplicação do Google vai trabalhar nos bastidores para detectar uma ligação e completar a pesquisa assim que a encontrar”, lê-se numa publicação do blogue da empresa.

O Google garante que a utilização de bateria e dados não será fora do normal: a pesquisa não consome mais bateria mesmo que fique a correr em segundo plano, e o consumo de dados mantém-se quase inalterado, porque a marca optou pela “racionalização das páginas de resultados”, de maneira a reduzir o consumo de dados ao mínimo. O objectivo é mesmo conseguir oferecer uma pesquisa rápida e eficaz, apesar das conexões lentas ou com falhas.

Para começar a usar, é só descarregar a última versão da pesquisa Google. No entanto, a actualização só funciona no widget da barra de pesquisa; ainda não chegou ao Google Chrome.

Texto editado por Hugo Torres

Sugerir correcção
Comentar