Passadeiras luminosas para ajudar a proteger peões na Holanda

Empresa criou passadeiras com caixas de luzes para as tornar mais visíveis. Depois de um teste em Eerbeek, podem seguir-se outras cidades holandesas

Foto
Lighted Zebra Crossing usa caixas de luzes que tornam as passadeiras muito mais visíveis DR

Uma empresa holandesa desenvolveu uma tecnologia para tornar as passadeiras mais visíveis para os condutores, tentando dessa forma contribuir para a diminuição dos atropelamentos. Em vez da tinta branca para marcação de pavimentos, a Lighted Zebra Crossing usa caixas de luzes que tornam as passadeiras muito mais visíveis.

A tecnologia pode ser ligada ao sistema de iluminação da cidade ou a painéis solares e as linhas da passadeira, que gastam muito pouca energia, podem ser directamente implementadas no asfalto. Ao sistema é ainda possível adicionar sensores capazes de medir o número e a velocidade dos peões, bem como a quantidade de veículos que atravessam a passadeira.

O primeiro teste foi feito em Eerbeek, uma localidade holandesa com cerca de dez mil habitantes, no final do mês de Novembro. Durante um ano, 2.500.000 veículos cruzaram a passadeira. Segundo a revista digita Curbed, já estão previstas instalações da tecnologia noutras cidades holandesas.

Em Portugal, os atropelamentos representaram em 2015 um quarto das 593 mortes nas estradas portuguesas e os números de acidentes ocorridos em passadeiras ainda fazem soar os alarmes. Segundo o relatório da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), os peões morreram depois de estarem a atravessar uma passagem sinalizada (28), a menos de 50 metros de passadeira (21) ou na faixa de rodagem (22).

Sugerir correcção
Comentar