Pokémon Go ganha a Trump, em Portugal ganha o futebol

"Como ser motorista da Uber em Portugal" foi uma das pesquisas no Google que mais cresceram este ano.

Foto
As pesquisas no Google reflectem preocupações e interesses ao longo do ano Reuters/PETER POWER

O final do ano é altura para balanços e retrospectivas. E uma das que já se tornaram um hábito é a lista de pesquisas mais populares no Google, um pequeno resumo das preocupações, interesses e gostos de uma boa parte da Humanidade.

Este ano, a lista das pesquisas que mais cresceram (o que não é o mesmo que as palavras mais pesquisadas) é encabeçada por Pokémon Go, o jogo de realidade aumentada que pôs milhões de pessoas à caçar criaturas digitais em ruas e parques, e que protagonizou algumas semanas de obsessão colectiva e atenção mediática.

Por seu lado, Donald Trump, o improvável candidato transformado em improvável presidente americano, ficou-se pelo terceiro lugar. Em segundo, está o iPhone 7, revelado pela Apple em Setembro.

Já em Portugal, a busca que mais cresceu face a 2015 foi Euro 2016. Por cá, Pokémon Go ficou-se pelo segundo lugar, logo à frente das pesquisas pela série televisiva Love on Top.

Milhões de pessoas vão também ao Google para encontrar respostas a perguntas muito específicas. Recentemente, o motor de busca Google teve de modificar a funcionalidade que completa automaticamente este tipo de pesquisas, para evitar que fosse sugerida (em inglês) a pergunta “os judeus são maus?”.

Este ano, o Google divulgou a lista das perguntas começadas por “como ser” cuja frequência mais cresceu em relação ao ano passado. Em Portugal, há muitas preocupações com a imagem, as relações amorosas e a felicidade. Mas é uma questão de emprego que surge em primeiro lugar: “como ser motorista Uber em Portugal”. Há também muitos interessados em descobrir os segredos para se ser mais confiante, melhor aluno no secundário, boa amiga e “linda em poucos dias”.

Sugerir correcção
Comentar