DR
Foto
DR

“Software” para saúde vence Prémio Jovem Empreendedor

"Startup" vencedora tem como proposta de negócio a gestão de aprendizagem, certificação e desempenho dos profissionais de saúde nos hospitais com recurso a quatro soluções de “software”? para evitar erros clínicos

Um ecossistema de “software” dirigido a profissionais de saúde da empresa UpHill venceu o 18.º Prémio do Jovem Empreendedor da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE). A "startup" vencedora tem como proposta de negócio a gestão de aprendizagem, certificação e desempenho dos profissionais de saúde nos hospitais com recurso a quatro soluções de “software” para evitar erros clínicos, explicaram os responsáveis.

"O sistema UpSim [nome do ecossistema] permite aos hospitais analisar a performance médica, aumentar o grau de eficiência terapêutica e melhorar os resultados clínicos, enquanto os profissionais de saúde obtêm feedback sobre a sua actividade e integram detalhados programas de aprendizagem individuais e colectivos", afirmaram durante a cerimónia presidida pelo Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, no Porto.

Os pacientes, por sua vez, beneficiam de maiores índices de qualidade e segurança nos cuidados de saúde, frisaram. Segundo o presidente da ANJE, João Rafael Koehler, a UpHill tem as características essenciais dos negócios da nova economia, ou seja, conhecimento especializado, ligação à academia, inovação, tecnologia, capital humano, escalabilidade e potencial de internacionalização.

"O sector da saúde apresenta grandes potencialidades de negócio em sociedade que prezam o bem-estar e têm tendência para o envelhecimento, como é o caso das sociedades ocidentais", afirmou. "Abrem-se novas oportunidades de negócio não só para terapias e medicamentos inovadores, mas também para 'software' que optimize os serviços nacionais de saúde", salientou.

A UpHill, vencedora entre 164 candidatos, ganhou 20 mil euros em dinheiro, um financiamento de 50 mil euros da Caixa Capital e o acesso à final do Caixa Empreender Award. Além disso, o projecto vencedor conseguiu mais 10 mil euros atribuídos no âmbito do prémio e consubstanciados em diversos serviços empresariais da ANJE. Na cerimónia foi ainda atribuído o prémio carreira 2016 ao presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), Paulo Nunes de Almeida, "pela competência e integridade que sempre revelou".

Sugerir correcção