Jesus: "A pressão de ganhar é enorme esteja cinco pontos atrás ou à frente"

Técnico do Sporting diz que a integração dos reforços está cada vez melhor e que, por isso, a equipa está a subir de rendimento.

Foto
"Os que chegaram estão mais adaptados à equipa e aos colegas" FRANCISCO LEONG/AFP

Na época passada, por esta altura, o Sporting liderava a Liga portuguesa, com dois pontos de vantagem sobre o FC Porto e seis sobre o Benfica. Nesta temporada, os "leões" seguem empatados no segundo lugar com os "dragões" e a cinco pontos dos "encarnados" e chegam à 11.ª jornada com a missão de correr atrás do prejuízo. Mas, estando em primeiro ou atrás do primeiro, a pressão é a mesma, garante Jorge Jesus.

"A pressão de ganhar é enorme, esteja cinco pontos atrás ou à frente. O nosso ponto de partida para este jogo é vencer independentemente de ter cinco pontos de atraso. Quando se está num percurso de conquista, a pressão é igual, nunca se pode perder pontos", afirmou nesta sexta-feira o técnico "leonino".

A missão que se segue é uma viagem até ao Estádio do Bessa para defrontar, neste sábado, o Boavista e Jesus não prevê facilidades: "Temos um jogo difícil, não só pelo adversário, mas também pela historia que o Boavista tem. É uma equipa que regressou recentemente ao futebol português e está a impor-se em relação ao que são os seus valores. Ainda não perdeu com este treinador [Miguel Leal] nos 90 minutos, para lá do jogo da Taça, em que perdeu no prolongamento [com o Guimarães] e quer somar pontos com o Sporting, o que é natural e legítimo."

Jesus está confiante nas possibilidades "leoninas" num campo em que empatou (0-0) na última temporada, até porque, diz o técnico, a integração dos novos jogadores está cada vez melhor e isso está a contribuir para a subida de rendimento da equipa. "Sabemos o que somos capazes de fazer. Estamos a dar sinais de que os jogadores que chegaram [há menos tempo] estão mais próximos do seu valor e isso melhora o nosso rendimento colectivo", observa o técnico, frisando, no entanto, que a equipa ainda não está "no ponto".

"Só se consegue valorizar um trabalho com qualidade de treino e isso é um processo diário. Os que chegaram estão mais adaptados à equipa e aos colegas. Não direi que é o momento ideial, as minhas equipas costuma ser mais fortes na segunda volta, mas está a ser um processo evolutivo muito bom", reforçou Jesus, que incluiu Lazar Markovic no lote dos jogadores que estão a melhorar: "Encontrei-o melhor. Tem tido mais horas de treino e está a aproximar-se daquilo que é o valor dele. Tem muita qualidade e esperamos muito dele, mas vai ter de reconquistar um lugar na equipa porque temos muitos jogadores com qualidade para essas posições."

A derrota com o Real Madrid e o afastamento da próxima fase da Liga dos Campeões não agradou a Jesus, mas o técnico encontrou algum consolo nas boas impressões que o Sporting deixou nos dois jogos com o campeão europeu: "A equipa tem a consciência do que fez nos dois jogos com o Real. As derrotas não dão conforto, mas jogámos com a melhor equipa do mundo e não se notou diferença nenhuma, mesmo com dez jogadores. Perdemos e ninguém fica feliz, mas o jogo deixou alguma crença para o que podemos fazer no futuro."

Jesus diz ainda que o Sporting está preparado para enfrentar um calendário sobrecarregado com nove jogos até ao fim do ano: "Quem quer estar num patamar alto, tem de estar preparado para todas as provas. Em Portugal, só não entramos na Supertaça, mais a competição europeia. É bom, só as grandes equipas é que estão sujeitas a essa intensidade. O Sporting vai ter de recuperar rapidamente esse seu passado, estar nas competições disputá-las ate ao fim e com sentido vencedor."

Sugerir correcção
Comentar