Visita do Papa credibiliza “falsidade” de Fátima, critica petição

Promotores da iniciativa desafiam Francisco a reconhecer a “verdade histórica” associada ao santuário português.

Foto
Francisco estará em Fátima a 13 de Maio AFP/TIZIANA FABI

O músico Pedro Barroso é o primeiro subscritor do de uma petição pública contra a vinda do Papa Francisco a Fátima, em Maio de 2017. Os signatários, cujos primeiros subscritores são da região Centro, dizem que a visita nas comemorações dos 100 anos das aparições vem dar “credibilização” à “falsidade” do milagre de Fátima.

Mário Oliveira, conhecido como o padre de Lixa e um crítico do culto de Fátima, e Carlos Tomé, ex-vereador da Câmara Municipal de Torres Novas, são outros dos promotores da petição.

“O chamado ‘milagre dos três pastorinhos’ não passa de um autêntico embuste, algo que mereceu até hoje a atenção de estudiosos sobre o que realmente aconteceu em Maio de 1917 e sobre o processo contínuo e imparável de exploração religiosa montado sobre tão ingénua encenação”, lê-se no manifesto.

Os promotores da petição dizem que quem se informar sobre os acontecimentos de Fátima “fica a conhecer facilmente a forma como os acontecimentos na época foram urdidos, planeados e tramados”, entre a “dúvida inicial e a posterior complacência da Igreja Católica”, numa “era de grande obscurantismo cultural e com evidente aproveitamento dessa rústica ignorância”. 

“A evidência do logro fica bem clara, bastando, no essencial, ler alguns documentos oficiais e livros de pessoas – algumas assumidamente católicas – com autoridade na matéria sobre o chamado 'milagre' de Fátima, para concluir pela sua total inconsistência”, acrescentam.

Esta vinda do Papa Francisco a Fátima, dizem ainda – “a pretexto das comemorações dos 100 anos da tremenda impostura a que alguns teimam em qualificar como ‘milagre’” – “significa, de certo modo, a credibilização do falso ‘prodígio’”, a “ratificação da mentira, a oficialização de um processo ardiloso e inconcebível com objectivos essencialmente políticos, religiosos e económicos, destinado a enganar multidões de crentes desavisados e o povo em geral”.

“O melhor serviço que o Papa Francisco prestaria à verdade histórica, seria não vir a Fátima; assim desmistificando o chamado ‘milagre dos pastorinhos’, recusando colaborar com ele, ou dar-lhe o seu aval”, concluem.

Às 13h desta terça-feira, a petição, que tem data de Outubro deste ano, era assinada por 79 pessoas.

Manuel Clemente, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, revelou na segunda-feira que o Papa Francisco apenas visitará Fátima na sua deslocação a Portugal a 13 de Maio.

Sugerir correcção
Ler 8 comentários