Jaclyn Clark/Unsplash
Foto
Jaclyn Clark/Unsplash

Megafone

10 razões para adoptar um cão adulto

A gratidão de um cão adulto, quando adoptado, é infinita, sobretudo quando o seu passado encerra histórias menos felizes, que o encaminham para um albergue

Há algum tempo que não há cães bebés cá por casa. Opção? Bom, na verdade a escolha foi sempre deles, dos cães que escolheram a minha casa para adopção. O Farrusco, com 18 anos, acompanhou a terapia da fala do meu avô. O Friqui foi resgatado da rua, depois de um atropelamento. O Félix foi um “amor ao primeiro passeio”, na UPPA — União para a Protecção dos Animais, há cerca de três anos.

Adoptar um cão adulto pode ser uma excelente opção para quem, pelos mais diversos motivos, quer evitar aqueles primeiros tempos de maior dependência do animal face aos humanos. Há boas razões para visitar um albergue ou canil e optar por um cão já crescido. Eis algumas.

1. Primeira vez? Nunca tiveste um cão? Adopta um cão adulto. Acredita que vais aprender muito com ele sobre o comportamento animal.

2. Estabilidade: o cão adulto é emocionalmente mais estável e tem a sua personalidade mais definida. 

3. Treino: o cão adulto é fácil de treinar, mais concentrado e dedicado na aprendizagem. 

4. Eternamente grato: a gratidão de um cão adulto, quando adoptado, é infinita, sobretudo quando o seu passado encerra histórias menos felizes, que o encaminham para um albergue.

5. Capacidade de adaptação: um cão adulto adapta-se rapidamente aos ritmos de vida da sua família humana.

6. Porte físico: não haverá lugar ao "Mas eu pensava que ele era mais pequeno e agora está enorme!". Os traços físicos e o porte de um cão adulto já estão definidos, só temos que nos apaixonar pela sua personalidade.

7. Viver uma nova vida: adoptar um cão adulto traduz-se num dos últimos passos de reabilitação de um cão. São muitos os que acabam por ser abandonados ou se perdem; há ainda as pessoas cujas vidas pregam partidas (desemprego, emigração, doença) e acabam por encaminhar o seu amigo canino para um albergue. Adoptar um cão nestas situações é recuperar-lhe a fé na humanidade.

8. Garantia de menos destruição: com um cão adulto, as probabilidades de destruição lá por casa são mais reduzidas. Sim, as pantufas, os comandos de televisão e os sofás estarão a salvo.

9. Independência: o cão adulto é mais independente, o que permite que a família humana tenha mais liberdade na gestão das suas rotinas.

10. Na verdade, os humanos é que são adoptados. Muitas vezes, são os cães adultos que nos escolhem, com um olhar profundo e sedutor.