Existe uma arma que dispara lágrimas

O projecto de design conceptual foi criado pela estudante Yi-Fei Chen e representa uma luta contra a sua própria mente

Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR

Ninguém imaginaria que após uma discussão e algumas lágrimas envergonhadas a estudante Yi-Fei Chen, da Academia de Design de Eindhoven, teria a ideia de criar uma arma que dispara o líquido colhido do choro de uma pessoa.

O projecto surgiu após Yi-Fei ter discutido com seu tutor da universidade. Natural de Taiwan, a jovem designer foi criada com um forte senso de autoridade e aprendeu desde cedo a não responder aos seus professores. Ao chegar à Holanda, para realizar o mestrado, foi incentivada a questionar os seus mentores e lutou para conseguir fazê-lo.

“As dificuldades de viver noutro país provoca altas pressões no ambiente de estudo”, sublinha Yi-Fi ao portal Dezeen. “Estas pressões cresceram durante 18 meses antes de finalmente alcançar um ponto crítico durante uma de minhas apresentações”.

Sem conseguir reunir coragem de dizer em voz alta os seus pensamentos, a chinesa atingiu um alto nível de stress e acabou por chorar diante dos outros alunos. Foi esta luta pessoal a chave inspiradora do seu projecto de design conceptual – uma arma feita de latão e plástico que dispara lágrimas.

O dispositivo consiste numa máscara com um recipiente – ligado à cabeça, perto dos olhos - que capta as lágrimas do utilizador. O líquido é canalizado para uma pequena garrafa onde posteriormente fica congelado e então transforma-se em munição para a arma.

Na cerimónia de graduação, informa o Dezeen, foi dada a Yei-Fei a chance de disparar a arma contra o chefe do departamento e ela prontamente aceitou. A arma não é capaz de causar nenhum dano físico, mas vale pelo alívio psicológico que proporciona.

Sugerir correcção
Comentar