Eleição para melhor jogador de 2016 vai ter participação dos adeptos

Prémio FIFA para distinção do melhor de 2016 vai contar com os votos online do público.

Público vai ter uma palavra a dizer na atribuição do prémio ao "melhor de 2016"
Fotogaleria
Público vai ter uma palavra a dizer na atribuição do prémio ao "melhor de 2016" asm adriano miranda
Fotogaleria
asm adriano miranda

Em 2016, o reconhecimento do melhor jogador de futebol de 2016 terá como maior novidade a participação do público, através de votação online. São 23 os candidatos a melhor futebolista do mundo, para o galardão da FIFA, que regressa ao modelo antigo do prémio. Isto porque, em 2010, a FIFA uniu-se a outro galardão de prestígio, a Bola de Ouro, da revista France Football. Uma ligação que agora termina, fazendo com que, este ano, as distinções voltem a ser distintas. A FIFA irá anunciar no decorrer desta semana os nomeados para melhor treinadora (terça-feira), treinador (quarta-feira), jogadora (quinta-feira) e jogador (sexta-feira).

O "melhor de 2016", nas diferentes categorias, vai ser encontrado através da votação de capitães e seleccionadores, que vai valer 50%, enquanto a outra metade vai depender da votação online do público e de um painel de mais de 200 jornalistas de todo o mundo.

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, esclareceu que este prémio “tem a ver com futebol e com os seus mais apaixonados participantes: jogadores, treinadores e adeptos”. Infantino referiu, ainda, que se trata de um novo evento, com abordagens diferentes, mas cujo objectivo se mantém igual, que será o de “celebrar um jogo que todos amamos".

Quanto à lista da France Football, que volta a atribuir sozinha a Bola de Ouro, a primeira fase de 50 candidatos já é conhecida e nela estão os internacionais portugueses Cristiano Ronaldo, Pepe e Rui Patrício. O capitão da selecção portuguesa, Cristiano Ronaldo, que em 2016 se sagrou campeão europeu de clubes, pelo Real Madrid, e de selecções, por Portugal, venceu em 2008 a distinção da FIFA, e em 2013 e 2014 o prémio conjunto entre o organismo e a France Football.

CR7 será o favorito?

Alex Ferguson, um dos mais conceituados treinadores de futebol, agora retirado, elegeu em entrevista ao jornal espanhol Marca Cristiano Ronaldo como o favorito a receber a sua quarta Bola de Ouro pela sua época recheada de conquistas pessoais e colectivas. Sublinhou, ainda, que as suas conquistas, esta temporada, "são insuperáveis". O mitico treinador escocês orientou o capitão da selecção nacional na sua passagem pelo Manchester United, onde venceu a sua primeira Bola de Ouro.

O colega de equipa de Cristiano Ronaldo, no Real Madrid, o galês e parte integrante do mediático trio de ataque madrileno "BBC", Gareth Bale, também veio classificar o madeirense de favorito a vencer a Bola de Ouro pelo seu "ano fantástico, com a Champions e o Europeu".

A distinção da Bola de Ouro acontece desde 1956 - Eusébio venceu em 1965 e Luís Figo em 2000 -, e a da FIFA desde 1991, com Figo a ser distinguido também em 2001.

Texto editado por Jorge Miguel Matias

Sugerir correcção
Comentar