Joanna Kosinska/Unsplash
Foto
Joanna Kosinska/Unsplash

Larus lança concurso para estudantes e designers de todo o mundo

O objectivo é premiar projectos inovadores na área do design urbano. Os vencedores têm a oportunidade de expor os trabalhos na Bienal Ibero-Americana de Design, em Madrid. As candidaturas estão abertas até 28 de Fevereiro de 2017

A Larus - empresa portuguesa de mobiliário urbano – lançou, pela primeira vez, um prémio nacional que distingue projectos de Design Urbano a nível internacional. O objectivo da iniciativa é “premiar o mérito de novos autores, valorizar trabalhos com um impacto positivo no urbanismo das cidades e na qualidade de vida dos cidadãos e promover o conhecimento, a originalidade e a inovação do Design Urbano”, lê-se no regulamento do LARUS AWARD 2017.

Pedro Martins Pereira, fundador da LARUS, explica, em comunicado enviado ao P3, que o prémio internacional de Design Urbano procura “responder aos difíceis e surpreendentes desafios que se colocam actualmente às empresas. Num mundo que se vai tornando extremamente competitivo, solicita-se ao Design que dê resposta às necessidades do mercado, auxiliando igualmente o aparelho produtivo”.

Estudantes de design, designers, arquitectos, empresas e ateliers de qualquer nacionalidade podem concorrer com propostas. O “Prémio Académico” destina-se a estudantes de licenciatura, mestrado ou doutoramento nas áreas de Design, Design de Equipamento, Design de Produto e Arquitectura, a nível individual ou em equipa (quatro participantes no máximo). Nesta categoria, o tema é livre e pode incluir todos os elementos e objectos integrantes da paisagem urbana destinados ao uso no meio urbano. Os profissionais de design de todo o mundo podem candidatar os projectos e equipamentos desenvolvidos na categoria “Prémio Profissional”.

O júri será composto por profissionais da área do design e dos critérios de avaliação fazem parte a “qualidade do projecto (40%)”, a “sustentabilidade da solução (30%) e a “qualidade da peça ou linha (30%)”.

As candidaturas podem ser enviadas por correio até 28 de Fevereiro de 2017. Os resultados são divulgados em Maio e a entrega dos prémios decorre em Junho. Os vencedores das duas categorias vão ser galardoados com um Troféu de Excelência desenhado pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira e terão a oportunidade de expor os trabalhos na Bienal Ibero-Americana de Design, em Madrid.

No início de 2017, a empresa organiza ainda um “roadshow” para promover o Larus Awards e apresentar alguns equipamentos da marca distinguidos internacionalmente nos Emirados Árabes Unidos, em Espanha e em Marrocos.

Sugerir correcção