O livro que Tolkien escreveu há cem anos vai agora ser publicado

O conto, escrito há 100 anos, vai ser editado pela HarperCollins no próximo ano.

Foto
O autor morreu em 1973, mas os seus livros continuam a ser editados pelo filho, Cristopher Tolkien.

Beren e Lúthien é o próximo livro de J. R.R. Tolkien, a ser editado a título póstumo pela HarperCollins. Com lançamento previsto para 2017, 100 anos depois de ter sido escrito, conta a história de um humano, Beren, que vive um amor impossível com uma elfa, Lúthien. As ilustrações ficaram a cargo do ilustrador inglês Alan Lee.

O livro é editado por iniciativa do filho do escritor, Cristopher Tolkien, que repete o feito de 2009, altura em que editou A Lenda de Sigurd e Gudrún, 36 anos após a morte do seu pai.

Segundo a editora HarperCollins, este foi um dos primeiros livros do autor, escrito aos 25 anos, em 1917. A sua influência foi tal que o conto se reproduziu várias vezes na sua obra publicada e é um “elemento essencial” na evolução do livro O Silmarillion, o primeiro e último no qual trabalhou. Os dois personagens foram também referidos no famoso e muito vendido O Senhor dos Anéis.

Esta será uma compilação que conta não só com a história principal, mas também com várias passagens em prosa e poesia, escritas ao longo da carreira do autor. O filho tentou, desta forma, ilustrar a importância de Beren e Lúthien no trabalho do pai.

Estas personagens foram importantes não só na obra do escritor britânico, como na sua vida. Quando a mulher de Tolkien, Edith Bratt, morreu, em 1971, o autor mandou gravar na sua lápide o nome “Lúthien”. E dois anos depois, quando Tolkien foi sepultado ao lado de Edith, o nome “Beren” foi acrescentado na lápide.

O livro ainda não tem data de lançamento em Portugal.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários