bemade25/Flickr
Foto
bemade25/Flickr

“Tree Finder”, uma aplicação para identificar as árvores de Sintra

Aplicação online "Tree Finder" disponível no site da Parques de Sintra-Monte da Lua permite identificar as árvores de Monserrate

A Parques de Sintra-Monte da Lua (PSML) lançou esta quinta-feira a aplicação "Tree Finder - Informação Botânica em Monserrate", que permite consultar online dados sobre o património arbóreo do parque histórico da serra de Sintra, informou aquela sociedade.

A aplicação assente sobre informação geográfica online ("websig") permite saber quais as espécies botânicas do Parque de Monserrate, as suas principais características, localização e melhor acesso para as visitar. O parque possui cerca de 17.000 exemplares arbóreos e o utilizador "pode pesquisar as árvores por nome científico, nome comum, continente de origem, árvores notáveis e por percurso", explicou, em comunicado, a sociedade de capitais públicos, que gere os parques e monumentos de Sintra.

"Toda a informação pesquisada de árvores, jardins e percursos é visualizada sobre uma base cartográfica simplificada do Parque de Monserrate", acrescentou a empresa. Os utilizadores, além das coordenadas geográficas e escala relativa, podem configurar a forma como pretendem controlar os resultados da pesquisa ou o "zoom" aos temas consultados.

A aplicação Tree Finder está disponível em português e em inglês e a sua disponibilização via internet "acrescenta valor ao património existente, permitindo que este seja facilmente explorado e conhecido em Portugal e além-fronteiras, reforçando a divulgação do Parque de Monserrate, já premiado com um European Garden Award", salientou a sociedade.

A PSML foi criada em 2000, para gerir os parques e monumentos na área classificada Património Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), e tem como accionistas a Direção Geral do Tesouro e Finanças, o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, o Turismo de Portugal e a Câmara de Sintra.