A lampreia-do-sado está em risco de extinção

Cientistas defendem medidas de conservação urgentes.

Foto
Lampreia do Sado F. Lopes

Uma lampreia endémica de água doce que existe apenas na bacia do Sado corre perigo de extinção e os cientistas consideram que são necessárias “medidas urgentes” para a salvar.

Dados recolhidos por uma equipa que estuda a Lampetra lusitanica, espécie sem valor gastronómico, “apontam para um declínio acentuado do número de efectivos”, disse à agência Lusa Catarina Mateus, bióloga da Universidade de Évora.

Esta lampreia, que na fase adulta mede 15 centímetros de comprimento e não migra, vive e reproduz-se num habitat que integra o rio Sado e ribeiras afluentes, no distrito de Setúbal. “Verifica-se uma redução drástica da área de distribuição desta espécie de água doce”, alertou a bióloga.

Catarina Mateus, com a colaboração de Bernardo Quintella, realizou um trabalho sobre a Lampetra lusitanica, no âmbito de um projecto financiado pelo MARE, Centro de Ciências do Mar e do Ambiente que reúne seis universidades.

Há três anos, a investigação permitiu identificar e distinguir esta espécie das demais lampreias existentes em Portugal, migradoras e não migradoras. “É uma espécie à beira da extinção, se não se fizer nada rapidamente, o que me entristece bastante, até porque foi a minha equipa que a descreveu em 2013”, disse à Lusa Pedro Raposo de Almeida, da Universidade de Évora e do MARE, que também coordena estudos sobre lampreias e peixes migradores no rio Mondego, entre a Figueira da Foz e Penacova, no distrito de Coimbra. “É urgente adoptar medidas dirigidas à conservação desta espécie e do seu habitat, caso contrário poderá extinguir-se num futuro próximo.”

A lampreia-do-sado “habita um dos rios portugueses onde a pressão das actividades humanas se faz sentir de forma notória na qualidade e na disponibilidade da água”, segundo um documento enviado à Lusa pelos investigadores. “A intermitência de algumas linhas de água é responsável por stress hídrico, condição agravada pela presença de inúmeras tomadas de água, de efluentes contaminados com resíduos orgânicos, vários focos de poluição e proliferação de espécies piscícolas exóticas.”

O núcleo populacional dessas lampreias existente na ribeira da Marateca, concelho de Vendas Novas, tem sido “particularmente importante para a sobrevivência desta espécie fortemente ameaçada”.

“A existência de espécies exóticas, como a carpa ou o peixe-gato, nunca é bom sinal”, observou Catarina Mateus, ao defender a preservação da lampreia-do-sado “sempre em colaboração com as populações” ribeirinhas, além das autarquias e dos organismos do Estado com responsabilidade na matéria.

Na sua opinião, a reabilitação do leito e das margens da ribeira da Marateca – e eventualmente de outras linhas de água da região onde ainda existem lampreias-do-sado – poderão ser determinantes para evitar a sua extinção.

Com a separação das bacias do Tejo e do Sado durante o Miocénico (época geológica que começou há cerca de 24 milhões de anos e terminou há cinco milhões de anos), a Lampetra lusitanica teve uma evolução que a autonomizou em termos genéticos e morfológicos ao longo de cinco a 11 milhões de anos, explica Catarina Mateus.

Sugerir correcção
Comentar