Esta garrafa inteligente purifica a água que bebes

Através de um sistema avançado de filtragem, a Ecomo testa o grau de contaminação da água e purifica-a em qualquer lugar

Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR

Construída para ser portátil e de fácil manutenção, a Ecomo — uma garrafa inteligente criada por Eric Li — é capaz de analisar a qualidade da água minutos antes de a ingerires. O objectivo é “ajudar as pessoas a beber água limpa”.

As garrafas de plástico reutilizáveis — que são actualmente uma tendência no mercado — foram criadas para transportar a água, tendo ainda a vantagem de diminuir o impacto que a utilização do plástico tem no meio ambiente. Através de um filtro avançado, a Ecomo acrescenta uma nova potencialidade ao permitir realizar uma análise prévia da água e purificá-la antes de ser consumida.

Esta garrafa de água é capaz de filtrar 99,9% das bactérias, fertilizantes e metais pesados como chumbo e mercúrio que existem na água, bem como testar a presença de outros contaminantes. Basta encher o frasco e agitar duas vezes para começar o teste. O sistema da garrafa está conectado ao teu telemóvel e envia o resultado por Bluetooh. A partir daí, consegues ver a temperatura da água e detectar as impurezas. Depois, a água é filtrada, em poucos minutos, através de um sistema 3 em 1 que contém uma fibra feita de carvão activo, uma fibra de permuta iónica e uma membrana de nano fibra. Com esta tecnologia, a Ecomo consegue remover a maioria dos principais contaminantes.

E, em vez de recorreres a estudos detalhados acerca da qualidade da água na tua região, podes descarregar a aplicação móvel, consultar e partilhar com os restantes utilizadores os dados da água de qualquer área. Este dispositivo pode “realmente ter um impacto sobre a saúde pública e política”, disse Eric Li, que acredita que este feedback por parte dos consumidores pode ajudar os governos.

A Ecomo tem ainda uma pulseira incorporada, e apta para ser utilizada no braço, que regista a tua actividade física e monitoriza os teus níveis de hidratação. A qualquer momento podes consultar o teu histórico de hidratação e sincronizar a tua pulseira com outras.

Este dispositivo inteligente diferencia-se por ser recarregado através de “sensing technology”, o que o torna num eficaz detector de poluição. A Ecomo pode ser utilizada dentro e fora de casa e terá o custo de 149 dólares, ou seja, cerca de 133 euros — ainda se encontra em processo de crowdfunding.

Para quem não acredita nas vantagens desta garrafa em relação a outras que existem no mercado, o fundador da Ecomo explica que se trata de uma forma de os utilizadores economizarem dinheiro em filtros de substituição, ao mesmo tempo que preserva o ambiente: “Queremos ajudar as pessoas a saber o que está na sua água e usar esses dados para construir sistemas de filtragem muito mais eficientes”.

No futuro, Li imagina que existirão “mais versões do produto no mercado”. A próxima aposta pode ser a criação de um filtro para monitorar e purificar a água directamente da torneira.

Sugerir correcção
Comentar