Reabilitação ambiental das antigas minas da Urgeiriça custou 33 milhões de euros

Empresa de Desenvolvimento Mineiro vai protocolar com camara de Nelas a utilização e gestão do espaço publico e de lazer que ali foi criado

Foto
Aspecto de uma das fases de obra de requalificação ambiental, aqui da designada Barragem Velha em 2008. Paulo Pimenta

Encerradas em 1999 e, desde então, fonte de grandes preocupações de índole ambiental e saúde pública, as antigas Minas da Urgeiriça, no concelho de Nelas, estão prestes a transformar-se num parque de lazer de usufruto público. Este sábado, a Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM), a empresa pública que ficou com a incumbência de proceder à reabilitação ambiental das áreas mineiras abandonadas, vai assinar um “Acordo de Parceria” com a câmara municipal de Nelas onde se estabelece forma de “colocar ao serviço da comunidade local o património e as zonas recuperadas da antiga exploração mineira”.

Depois de um investimento de cerca de 33 milhões de euros, suportado maioritariamente por fundos comunitários, a área mineira deu lugar a um espaço a uma área de lazer e desporto destinada à população. As principais intervenções levadas a cabo pela EDM consistiram na inundação controlada da mina, na recuperação e selagem das barragens de rejeitados e das escombreiras, e na recuperação ambiental e paisagística das áreas afectas à exploração mineira. Estas empreitadas absorveram um investimento de mais de 19 milhões de euros.

Segundo a EDM ainda estão em curso obras de construção dos sistemas de tratamento passivo e activo de alguns caudais afluentes e, em breve vão ser lançadas as obras finais “que incluirão a descontaminação química e radiológica e a requalificação ambiental na área das antigas oficinas de tratamento químico (OTQ) e edifícios do antigo perímetro mineiro”.

Sugerir correcção
Comentar