SAD do Benfica teve lucro recorde no ano do tricampeonato

Terceiro ano seguido com resultados positivos teve peso significativo dos prémios recebidos na Liga dos Campeões. Transferências renderam 81,9 milhões e o clube continuará vendedor, admite administrador

Foto

O ano da conquista do tricampeonato, 39 anos depois da última ocasião em que a Luz tinha comemorado tal feito, foi também aquele em que a SAD do Benfica registou resultados positivos pelo terceiro exercício consecutivo. Os “encarnados” fecharam as contas relativas à temporada 2015-16 com um recorde de receitas (211,9 milhões da SAD e 236,6 milhões do grupo SLB) e registaram o maior resultado líquido da história da SAD, com ganhos de 20,4 milhões de euros. Os prémios obtidos pelo desempenho na Liga dos Campeões, competição na qual a equipa de Rui Vitória atingiu os quartos-de-final, tendo sido eliminada pelo Bayern Munique, “tiveram um incremento muito significativo” e foram “o maior contributo” para este desfecho, sublinhou Domingos Soares de Oliveira, administrador da SAD “encarnada”, em declarações aos jornalistas.

“As receitas da Liga dos Campeões foram o maior contributo, apesar de termos crescido em todos os canais da nossa actividade. O segundo aspecto é o crescimento dos resultados: a SAD apresentou lucro líquido superior a 20 milhões de euros, e isso permite-nos ter um crescimento muito significativo nos capitais próprios, com capitais próprios positivos [de 20,9 milhões de euros]. O terceiro aspecto é o crescimento das receitas internacionais: o Benfica tem hoje mais de 60% das suas receitas no mercado internacional. É dinheiro que o Benfica traz de fora para Portugal”, enunciou o administrador da SAD “encarnada”, em declarações aos jornalistas.

No exercício 2015-16 a SAD do Benfica registou ainda um aumento de 25,8 milhões de euros no passivo consolidado, que passou a cifrar-se em 455,5 milhões de euros. “Esta variação é essencialmente explicada pelo aumento dos compromissos com fornecedores e outros credores, face aos investimentos realizados na aquisição de direitos de atletas, que permitiram reforçar o valor do activo da Benfica SAD”, pode ler-se no comunicado enviado pela sociedade à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Com a conquista do campeonato e da Taça da Liga e a presença nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Benfica registou um crescimento de 3,1% nos gastos com pessoal, que atingiram os 61,4 milhões de euros – uma subida explicada pelo aumento da componente variável (ou seja, o pagamento de prémios de desempenho decorrentes dos bons resultados desportivos).

A temporada 2015-16 também marcou, em termos financeiros, a redução da dependência da SAD do Benfica relativamente à banca. A dívida bancária conheceu uma diminuição de quase 50 milhões de euros. “Uma parte da dívida que tínhamos com o sistema financeiro nacional foi substituída por [dívida] obrigacionista. É uma tendência que eu acredito que vai manter-se ao longo dos próximos anos, no sentido de reduzirmos a dependência da banca nacional, notou Domingos Soares de Oliveira.

O posicionamento do Benfica no mercado de transferências é que não vai mudar. “No nosso modelo, para além das três receitas tradicionais (bilhética, patrocínios e direitos televisivos), criámos uma quarta componente que é a de trading de jogadores. Para nós, um bocadinho à imagem daquilo que o FC Porto fez durante alguns anos, é muito importante podermos realizar mais-valias com a venda de jogadores”, admitiu o administrador da SAD “encarnada”. Em 2015-16 os rendimentos obtidos em transacção de jogadores atingiram os 81,9 milhões de euros, “sendo de destacar os ganhos obtidos com as transferências de Renato Sanches, Gaitán, Ivan Cavaleiro e Lima”, acrescenta o comunicado da SAD “encarnada” à CMVM.

“Para pagarmos bons salários e fazermos os investimentos que estamos a fazer neste momento, em termos de infra-estruturas, é muito importante que a transacção de jogadores se mantenha”, sublinhou Domingos Soares de Oliveira, rejeitando porém qualquer necessidade de vender em Janeiro: “Não é preciso. Nós fazemos a planificação das nossas necessidades de tesouraria com bastante antecedência relativamente a cada ano, e não temos nenhuma necessidade específica de vender jogadores em Janeiro.”

Sugerir correcção
Ler 2 comentários