DR
Foto
DR

Megafone

É o fim da macacada

Hoje é dia de visitar um dos estúdios mais conhecidos em Portugal — ou, como os seus fundadores o descrevem, um local que "não é nenhuma república das bananas"

Manhã de quinta-feira. Hoje é dia de visitar um dos estúdios mais conhecidos em Portugal — ou, como os seus fundadores o descrevem, um local que "não é nenhuma república das bananas". Por outras palavras, a minha visita semanal teve como destino a Nerd Monkeys.

Fundada em 2013 por Diogo Vasconcelos e Filipe Pina, a Nerd Monkeys já lançou um jogo no mercado vindo das suas mentes criativas (Crime no Hotel Lisboa). Ao mesmo tempo, a sua equipa trabalha igualmente em regime de "outsourcing" para clientes — daqui surgiram títulos como Piropos do Jorge Daniel e BioWars: Blastors Saga, entre outros...

Vasconcelos é o produtor da empresa. É ele que procura (e encontra) o investimento que a empresa precisa para os seus projectos. Neste momento a Nerd Monkeys está numa nova fase de expansão e por isso abriu uma série de ofertas de emprego para artistas, animadores, sonoplastas e programadores.

Vasconcelos admite que em Portugal temos "muitas pessoas com talento, mas poucas com experiência". "Essas, normalmente, já estão ocupadas em outros projectos, e por isso deveremos optar por fazer contratações internacionais. Se for possível, daremos sempre prioridade aos profissionais do nosso mercado".

Vasconcelos e Pina estão igualmente a preparar-se para mudar de instalações. Até ao momento, a Nerd Monkeys tem estado dentro do Lisbon Studio, um apartamento colossal partilhado por vários colectivos artísticas. Um espaço cheio de cheiros de tinta, carvão e criatividade em todos os recantos. Está no momento de deixar o ninho (ou será a bananeira?).

Existem muitos projectos em curso, a equipa precisa de crescer e o pequeno cubículo onde habitam está a tornar-se cada vez mais minúsculo. Em pouco menos de 12 metros quadrados encontram-se sete pessoas. O calor humano é demasiado. E este tem sido um dos desafios mais recentes da Nerd Monkeys — onde encontrar um novo habitáculo para todos os seus macacos. Brevemente será o fim da macacada no Lisbon Studio.

Infelizmente, não posso escrever sobre os novos projectos do estúdio. Ainda são secretos — não quero que me enviem uma tropa de macacos alados. No entanto, a promessa fica feita: tudo será relevado ao seu tempo.

Existem planos para criar uma formação para explicar aos novos (e velhos) intrépidos como conseguir investimento para projectos de videojogos. E isso é algo que faz falta.

Sugerir correcção