Concurso para requalificação da linha da Beira Baixa avança até final do ano

Governo promete adjudicação da electrificação da linha do Minho no "prazo máximo de um mês".

Foto
A intervenção do Corredor Ferroviário Internacional Norte representa um investimento de 691 milhões Foto: Paulo Ricca

O Governo vai lançar até ao final do ano o concurso para a requalificação da linha da Beira Baixa, entre a Covilhã e a Guarda, anunciou o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, que está nesta quarta-feira a ser ouvido na Comissão Parlamentar de Economia e Obras Públicas.

Na sua intervenção inicial, Pedro Marques afirmou que o concurso para a intervenção no troço entre Covilhã e Guarda, que está desactivado desde 2009, terá início até ao final do ano.

A intervenção do Corredor Ferroviário Internacional Norte, que abrange as linhas da Beira Alta e Baixa, representa um investimento de 691 milhões de euros.

O Governo pretende também adjudicar a obra da electrificação da linha do Minho, entre Nine e Viana do Castelo,"uma obra esperada há décadas", ainda em Setembro, ou "no prazo máximo de um mês", adiantou o ministro.

Pedro Marques acusou o anterior Governo de ter saído sem deixar as condições necessárias para que o investimento na ferrovia pudesse ter arrancado mais cedo, nomeadamente os estudos técnicos, as aprovações ambientais necessárias e os vistos necessários do Tribunal de Contas para que os projectos pudessem ser adjudicados.

“Entre passar do power point à obra, muito pouco ou quase nada se recebeu [do anterior Governo]”, acusou Pedro Marques. Com Lusa

 

 

Sugerir correcção
Comentar