Sgnl: ouve as tuas chamadas na ponta do dedo

É uma pulseira que, entre outras coisas, permite falar ao telefone colocando a ponta do dedo no ouvido. Campanha de "crowdfunding" do Sgnl está a ser um sucesso

Parece um "gadget" de um agente secreto ou uma ideia retirada de um filme de ficção científica. Basta ver o vídeo de apresentação, em que uma série de pessoas em situações diversas recebe chamadas e, para as atender, clica num botão e põe o dedo no ouvido. E eis que, perante o olhar atónito do espectador, a conversa se desenrola sem problema.

Chama-se Sgnl e é uma pulseira, que pode substituir a do relógio, que permite isso mesmo: falar ao telefone sem acessórios, apenas colocando a ponta do dedo no ouvido. Tudo isto é possível graças à condução óssea — o áudio é transmitido através das vibrações que percorrem o corpo, do Sgnl no pulso até ao ouvido. E para emitir a mensagem a pulseira tem um pequeno microfone incorporado. O som é ouvido de forma mais clara, mesmo em espaços barulhentos, uma vez que o dedo bloqueia o ruído de fundo.

O equipamento tem de estar sincronizado via Bluetooth com o "smartphone". A pulseira foi desenhada para ser compatível com os relógios tradicionais, mas também com os mais recentes "smart watches". A aplicação oficial permite ainda usar o Sgnl para receber alertas ou monitorizar actividades desportivas.

O projecto, cujo protótipo foi apresentado em Janeiro na CES com o nome TipTalk, está a ser desenvolvido pela Innomdle Lab, a primeira empresa "spin-off" da Samsung Electronics, e encontra-se agora numa campanha de angariação de fundos no Kickstarter. Que, diga-se, está a ser um sucesso: o objectivo final de 50 mil dólares (44 mil euros) já foi largamente ultrapassado e ainda falta mais de um mês para o final da recolha. Os interessados ainda podem adquirir um Sgnl por 109 dólares (97 euros), com entrega prevista para Fevereiro. Allô? Daqui Bond, James Bond.

Sugerir correcção
Comentar