O aparelho inovador para a apneia do sono e deixar de ressonar

Airing micro-CPAP quer ser um substituto das máscaras de oxigénio. Aparelho aguarda aprovação da FDA, entidade que regula os medicamentos nos EUA

Foto
Produto está a ser desenvolvido há um ano DR

Tem apenas cinco centímetros de comprimento, três de altura, pesa 25 gramas e encaixa nas narinas directamente. O Airing micro-CPAP funciona como um comum CPAP (sigla inglesa para Continuous Positive Airway Pressure: algo como pressão positiva contínua nas vias aéreas), conseguindo evitar as apneias obstrutivas do sono e o ressonar.

Os distúrbios respiratório do sono são uma "epidemia global que ameaça a saúde e qualidade de vida de cerca de 45% da população mundial", estima a World Sleep Federation, e apesar de a maioria desses distúrbios ser "evitável ou tratável, menos de um terço dos doentes procura ajuda profissional".

Os CPAP previnem a obstrução da garganta, tornando o sono normal, mas o tamanho e o barulho destes aparelhos compressores de ar, ligados a um tubo flexível que é depois ajustado ao nariz ou ao nariz e boca do paciente, tornam-nos incómodos.

Foto
Os CPAP previnem a obstrução da garganta, tornando o sono normal DR

A história do Airing micro-CPAP começou como uma resposta a um problema familiar. Ao ver o irmão David ser submetido a um tratamento com CPAP, Stephen A. Marsh começou a pesquisar sobre apneia obstrutiva do sono e os tratamentos disponíveis para esta doença que pode levar ao desenvolvimento de problemas de saúde como a hipertensão, doença cardíaca, diabetes, entre outras. E, de repente, ocorreu-lhe: a tecnologia que tinha desenvolvido para impressoras de jacto de tinta, sensores de impressões digitais e outras aplicações talvez pudesse ser aplicada a um aparelho desenvolvido para David.

Na "start-up" de Massachusetts, nos EUA, o Airing micro-CPAP começava a nascer, em Julho de 2015, e numa campanha de "crowdfunding" ficou provado que o produto seria um sucesso, com o valor pretendido a ser largamente ultrapassado. "Adoramos a ideia de envolver as pessoas directa e indirectamente afectadas pela apneia do sono, neste esforço comum de trazer para o mercado um produto revolucionário", explicavam na plataforma Indiegogo.

Apesar de a campanha já não estar online, os criadores deste dispositivo continuam a aceitar donativos e a melhorar o protótipo. O dispositivo que está a ser desenvolvido pode funcionar até oito horas, com uma bateria interna, e é descartável, ou seja, de utilização única.Recentemente, a "start-up" divulgou um "grande marco" no desenvolvimento da tecnologia por detrás do pequeno aparelho. Para ser comercializado, o produto terá de ter a aprovação da FDA, entidade que regula os medicamentos nos EUA.

Sugerir correcção
Comentar