Patrícia Mamona campeã europeia do triplo salto

Segundo título português nos Europeus de atletismo, depois do triunfo de Sara Moreira na meia-maratona.

Fotogaleria
Fabrice Coffrini/AFP
Portugal termina os Europeus com duas medalhas de ouro
Fotogaleria
Portugal termina os Europeus com duas medalhas de ouro Phil Noble/Reuters

Patrícia Mamona conquistou para Portugal o seu terceiro título europeu nos campeonatos que estão a decorrer em Amesterdão. Depois do triunfo de Sara Moreira na meia-maratona, a saltadora do Sporting triunfou na final do triplo salto, conseguindo a medalha de ouro com um novo recorde nacional (14,58m), alcançado no último salto.

Depois do segundo lugar nos Europeus em 2012, Mamona conquista o seu primeiro título europeu ao ar livre. Na mesma competição, a benfiquista Susana Costa não andou longe das medalhas, acabando por ficar no quinto lugar com um novo recorde pessoal de 14,34m.

Tsanko Arnaudov, por seu lado, foi terceiro na final do lançamento do peso. O atleta do Benfica conseguiu a sua melhor marca logo no primeiro lançamento, com 20,59m, a sua melhor marca do ano, um lançamento que ficou, no entanto, longe das marcas dos dois primeiros, o alemão David Storl (21,31m) e o polaco Michal Haratyk (21,19m).

Também neste domingo, Marta Pen foi quinta na final dos 1500m, prova ganha pela polaca Angelika Cichocka.

Portugal termina, assim, estes Europeus com cinco medalhas. No início da competição, Dulce Félix conquistou a prata nos 10000m, e, já neste domingo, Sara Moreira venceu a meia-maratona, numa prova em que Jéssica Augusto foi terceira.