Mourinho: “Se eu tenho algo a provar, imaginem os outros”

Treinador apresentado no Manchester United.

Foto
Mourinho fotografado nesta terça-feira no relvado de Old Trafford REUTERS/Andrew Yates

Desta vez não se apresentou como Special One, nem como Happy One, nem com qualquer outro cognome. José Mourinho diz que assumir o comando do Manchester United é ter “um trabalho que muita gente queria” e garantiu nada ter a provar, apesar de o seu objectivo ser ganhar.

“Há alguns treinadores que não ganham títulos há dez anos. Outros nunca ganharam. A última vez que eu ganhei um título foi há um ano”, disse Mourinho, na conferência de imprensa desta terça-feira em que foi apresentado como treinador do Manchester United.

“Se eu tenho algo a provar, imaginem os outros. É esse o meu sentimento. Sinto que tenho algo a provar a mim próprio, não aos outros. Nunca serei capaz de trabalhar sem sucesso. Não está na minha natureza”, acrescentou o técnico português, que assinou contrato por três anos.

Em 2004, quando chegou Chelsea, Mourinho apresentou-se como o Special One. Em 2013, quando regressou ao clube londrino disse que preferia então ser o Happy One. Agora, recusou qualquer cognome. “Não sei. Nas outras duas vezes eu estava a chegar ao país, agora é diferente. Fui despedido do Chelsea e fiquei no mesmo país, com as mesmas caras. Nada é novo”, argumentou Mourinho, dizendo que chegou “a um clube difícil de descrever”.

“Não gosto de dizer que é o trabalho de sonho. Isto é a realidade e a realidade é que é um emprego que muita gente queria.”

Já no final da conferência de imprensa, Mourinho foi confrontado com a saída de Ryan Giggs do clube e não hesitou em responder. “O trabalho que o Ryan queria era o que me foi dado a mim”, disse Mourinho, comparando esta situação com a que viveu em 2000, quando decidiu deixar de ser adjunto.

Mourinho foi ainda confrontado com a rivalidade com Pep Guardiola, que na próxima época será treinador do Manchester City. “Falar de um treinador, um clube ou um inimigo (não gosto da palavra), não é correcto. Uma coisa é em Espanha, onde há uma corrida a dois. Em Itália há três [candidatos ao título]. Mas na Premier League isso não faz sentido”, disse o técnico português.

Numa nota de humor, Mourinho disse ainda que Alex Ferguson lhe deu dois conselhos para esta sua nova etapa em Manchester. “Ele disse para eu trazer o guarda-chuva. E ontem não podia acreditar que estava a chover no relvado, por isso foi um grande conselho”, contou o técnico português, a quem o mítico treinador escocês recomendou ainda que levasse algumas boas garrafas de vinho. Uma referência à tradição de os dois beberem um copo de vinho quando se defrontavam. “Ele agora está no Europeu, mas no fim das férias dele vamos ter muito tempo para nos encontrarmos.”

Sugerir correcção
Comentar