Transportes Colectivos do Barreiro vão começar a circular na Moita

O início da extensão dos transportes acontece no dia 4 de Julho.

Foto
A ligação entre o Barreiro e a Moita será feita pelas carreiras 1 e 2 DR

Na próxima segunda-feira, 4 de Julho, os Transportes Colectivos do Barreiro (TCB), um serviço municipalizado da Câmara Municipal do Barreiro, vão começar a operar na Moita. As carreiras 1 e 2 irão ligar as freguesias da Baixa da Banheira, Vale da Amoreira e Alhos Vedros à zona urbana do Barreiro.

A extensão das duas carreiras já era para ter acontecido a partir de meados de Dezembro de 2015. A decisão resultou de um protocolo de entendimento entre a Câmara da Moita e da Câmara do Barreiro. Em comunicado, divulgado no momento da assinatura do protocolo, em Outubro de 2015, Rui Garcia, presidente da Câmara Municipal da Moita afirmou que “é um contributo significativo para a melhoria da mobilidade” e reforçou que é um momento importante para os autarcas, mas também para a população.

No mesmo comunicado, o presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto, referiu que as "regalias sociais que a população do Barreiro usufrui" iriam também alargar-se para as freguesias da Baixa da Banheira, Vale da Amoreira e Alhos Vedros, como o Passe da Terceira Idade (17,05€ mensais), o Passe + 80 (aproximadamente 6€ anuais)", o passe jovem (24,15€ mensais) e o passe da rede dos TCB (32,20€ mensais).

Também em outubro de 2015, Célia Cruz, do Gabinete de Informação e Relações Públicas da Câmara da Moita, afirmou ao PÚBLICO que as duas carreiras a entrar no percurso são “circulares, ou seja, fazem sensivelmente o mesmo percurso mas em direções opostas, complementando-se no seu trajecto". De acordo com Célia Cruz, a duração do percurso é de 60 minutos, aproximadamente.

O protocolo estabelece que a Câmara do Barreiro terá de cumprir os percursos e horários, o suporte dos custos da operação e a manutenção da informação relativa à oferta do transporte público. A Câmara da Moita terá de garantir os locais de paragem com identificação dos TCB, organizar o tráfego para circulação das carreiras e comparticipar os títulos “bonificados”. 

Sugerir correcção
Comentar