Escolas Básicas do Norte e Sul levam selecções ao Jamor

Seis municípios colaboraram com a FPG no lançamento de projecto-piloto

Foto
Jovens jogadores vão viver uma competição a sério no campo público do Jamor / © Jorge Figueira/FPG

As seleções do Norte e Centro de Portugal, de crianças integradas nos programas de golfe destinados aos 3º e 4º anos de escolaridade, vão defrontar-se hoje (terça-feira) no Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor.

A fase nacional do Drive Challenge, que hoje (segunda-feira) arrancou com uma jornada de treino, é uma das novidades de 2016 do Programa de Desenvolvimento Juvenil (PDJ) da Federação Portuguesa de Golfe (FPG), mais conhecido por Projeto Drive.

«Trata-se ainda de um programa-piloto e este ano optámos apenas por duas regiões, a do Norte e a do Sul, mas para o ano pretendemos que esta fase nacional do Drive Challenge já tenha equipas dos Açores, Madeira, Centro e Vale do Tejo, a juntarem-se a estas duas seleções», explicou ao Gabinete de Imprensa da FPG, David Moura, o coordenador do PDJ.

Um dos pilares da política de fomento da FPG nos últimos três anos tem sido o estabelecimento de uma rede de protocolos com Câmaras Municipais, que envolvem as escolas e os campos de golfe da região, bem como os respetivos professores e treinadores profissionais de golfe.

Largas centenas de crianças beneficiam atualmente de atividades de golfe na sua própria escola, ao mesmo tempo que os seus professores têm recebido formação específica nessa área.

O passo seguinte que foi dado este ano consistiu na criação do Drive Challenge, um circuito competitivo de quatro fases que leva alguma competição a estas crianças, como forma de motivação suplementar à aprendizagem da modalidade.

Se o Circuito Drive, há muito estabelecido, movimenta centenas de jovens filiados na FPG, que já estão integrados em escolas de golfe de campos ou de clubes, proporcionando-lhes um quadro competitivo extenso nos escalões etários dos sub-10 aos sub-18, este Drive Challenge é um primeiro passo, é uma antecâmara do Circuito Drive.

Competição em 4 fases, da escola à autarquia, à região, ao país

«Estamos a falar de crianças de 8 ou 9 anos, que começaram por ter uma competição na sua própria escola, ainda com tacos de plástico. Foram depois selecionados os melhores para uma competição municipal, num campo de golfe situado nesse município e aí a competição já foi de nove buracos no putting green. A fase seguinte foi a regional e aí qualificaram-se para a fase nacional os campeões e vice-campeões das quatro categorias em prova: 3º e 4º anos, feminino e masculino. Isso significa que vieram ao Jamor 16 crianças, oito por cada seleção, por sua vez composta por quatro meninas e quatro meninos», explica David Moura.

As escolas que participaram neste projeto-piloto estão situadas nas autarquias de Loulé, Albufeira, Amarante, Paredes, Vila Nova de Gaia e Vieira do Minho.

As duas seleções viajaram de comboio para Lisboa e desde então têm sido transportadas de autocarro. As equipas estão alojadas no Centro de Estágio do Jamor.

Hoje, a partir das 9h45, os 16 jovens jogadores já vão viver uma competição a sério no campo público do Jamor, de nove buracos, em sistema de stableford (por pontos e não por pancadas), como sucede nos escalões de sub-10 e de sub-12 do Circuito Drive.

«As crianças estarão a competir a nível individual, mas também pela sua seleção, pois haverá uma classificação coletiva. Aliás, procurámos fazer isso em todas as fases. Na fase municipal elegemos a melhor escola, na fase regional designámos o melhor município e agora vamos ficar a saber qual será a melhor região do país», sublinha David Moura.

Cada criança recebeu um boné e um pólo com os logótipos do Projeto Drive e da FPG. Também lhes foi facultado para a competição o saco e os tacos, com a curiosidade de ser cor-de-rosa para as meninas e azul para os meninos.

Às 15h30, também no Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor, haverá uma entrega de prémios, com a presença do sapo “Drive” e da sapinha “Birdie”, as mascotes do PDJ da FPG.

As constituições das equipas são as seguintes:

Região Norte
Capitães: Ricardo Sousa e Arménio Santos.
Jogadores/as: Cláudia Moreira Machado (Paredes), Beatriz Brito (Vila Nova de Gaia), Ana Carvalho (Paredes), Daniela Sousa (Paredes), Fábio Martins (Paredes), Tiago Mendes (Paredes), André Monteiro (Paredes) e João Cerqueira (Amarante).

Região Sul
Capitães: David Moura, Cristiano Machado e Luís Rodrigo.
Jogadores/as: Mariana Bota (Loulé), Inês Mucharrinha (Loulé), Laura Silva (Loulé), Lia Sviridov (Loulé), João Castro (Loulé), João Marques (Albufeira), Dinis Rebelo (Loulé), Daniel Bilan (Loulé).

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar