Matosinhos: a Casa do Design estacionou na antiga garagem

O projecto é uma parceria entre a Câmara de Matosinhos e a ESAD IDEA Investigação em Design e Arte

Foto
Dato Daraselia

A Casa do Design, um novo espaço de exposições instalado na antiga garagem da Câmara de Matosinhos, vai ser inaugurada no dia 30, com a mostra "BURILADA — arte-factos para a sobrevivência", foi esta quarta-feira anunciado.

Resultado de uma parceria entre a Câmara de Matosinhos e a ESAD IDEA Investigação em Design e Arte, a Casa do Design surge da vontade do executivo, liderado pelo independente Guilherme Pinto, em destacar o design, tal como a arquitectura.

Esta nova Casa inteiramente dedicada ao design "constitui um dos argumentos do processo de candidatura de Matosinhos à rede de Cidades Criativas da Unesco", recentemente apresentada na Trienal de Milão, em Itália, recordou esta quarta-feira à Lusa fonte da autarquia, acrescentando que o espaço "integra um projecto mais vasto que inclui uma incubadora de empresas do design, já em funcionamento no mercado [local], e o espaço Quadra-Investigação em Design, cuja abertura está prevista para este ano, na rua Brito Capelo".

A exposição "BURILADA — arte-factos para a sobrevivência", com a curadoria do designer e investigador Francisco Providência e da docente da Escola Superior de Artes e Design (ESAD) Sofia Silva, terá entrada gratuita.

A mostra "pretende recolher, agrupar e organizar um conjunto de artefactos portugueses de design e produção contemporânea que contribuam para a preservação e divulgação de entidades culturais, para o resgate de saberes técnicos ancestrais e para a promoção do uso de materiais e dinâmicas locais, constituindo-se como estratégia de sustentabilidade social, económica e ecológica", disse a mesma fonte da Câmara. "BURILADA" apresentará "objectos que estimulem a reflexão sobre os valores de uso, apresentando novas funcionalidades e formas de validação de técnicas e materiais".

É exemplo disso o caso da lã pisoada de Bucos (Cabeceiras de Basto), bem como a filigrana da Póvoa de Lanhoso, o burel de Manteigas, a cortiça, os bordados do Minho ou a olaria de S. Pedro do Corval, "casos em que o olhar distanciado do designer encontrou o saber ancestral dos artesãos e propôs alternativas", concluiu.

Segundo o presidente da autarquia, Guilherme Pinto, foi intenção da Câmara "relacionar a mostra que abre a galeria com a arte popular e com o modo como, ao longo dos últimos séculos, as populações desenharam os seus objectos".

"Enfatizamos, desta forma, a ideia segundo a qual o design não é uma disciplina moderna e desligada das práticas e das vivências das pessoas comuns", disse Guilherme Pinto, acrescentando que "o design está em tudo, em toda a parte e desde sempre" e "agora tem em Matosinhos uma casa que o festeja".

O novo espaço de exposições inteiramente dedicado ao design estará aberto de segunda a sexta-feira, entre as 9h e as 17h30, com paragem à hora do almoço, e nos sábados à tarde.

Sugerir correcção
Comentar