Conquista do Euro terá impacto de 609 milhões de euros na economia portuguesa

Só a presença na fase de grupos gera uma receita de 438 milhões, devido a vários indicadores.

Foto
O Euro vai animar a economia nacional FRANCISCO LEONG/AFP

Um estudo realizado pelo Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM) revela que, se Portugal conquistar o título europeu de futebol, esse facto terá um impacto de 609 milhões de euros na economia nacional.

Alguns dos indicadores que o estudo teve em conta são: os prémios jogo, a publicidade, a venda de produtos oficiais e de jornais, as viagens de avião, as apostas online e os consumos na restauração e em casa.

Segundo o estudo, os três jogos da fase de grupos representarão, por si só, “um impacto económico para o país que atingirá os 438 milhões de euros”. A presença nos oitavos e quartos-de-final terá um impacto de 27 milhões. Caso Portugal chegue às meias-finais, o impacto será de 43 milhões de euros e, se repetir a final de 2004, de 64 milhões.

Caso Portugal seja eliminado na fase de grupos, o Europeu continuará a gerar na economia nacional 161 milhões de euros, pelo simples facto de “os portugueses continuarem a acompanhar a competição”.

Ainda segundo o estudo do IPAM, a UEFA espera que o Euro 2016 gere receitas de 500 milhões de euros, mais 200 que o Euro 2012.

Sugerir correcção
Comentar