ABC dá a volta e conquista 13.º título de campeão de andebol

Os minhotos estiveram a perder por quatro golos, mas recuperaram e venceram o Benfica no prolongamento.

Foto
O ABC fez a festa do título de andebol Nelson Garrido

O ABC conquistou o seu 13º título de campeão nacional de andebol ao derrotar o Benfica, ontem, por 32-30, no Pavilhão Flávio Sá Leite, em Braga. No quinto e derradeiro jogo da “finalíssima” do campeonato, os minhotos estiveram a perder por quatro golos a três minutos do fim, mas empataram antes do apito final e levaram o encontro a prolongamento, quando se superiorizaram.

A partida começou a todo o gás. O ABC inaugurou o marcador por Pedro Seabra, seguindo-se de imediato a resposta “encarnada” por David Carvalho. Os primeiros cinco minutos ficaram marcados pela eficácia de ambas as equipas, que concretizavam a cada remate. Quatro para o ABC, três para o Benfica.

Depois de uma fase mais goleadora, o jogo estabilizou até ao final dos primeiros 20 minutos. O Benfica passou para a frente do marcador pela primeira vez nesse período, após uma desatenção do adversário. O insucesso ofensivo do ABC foi aproveitado pelos “encarnados”, que chegaram ao intervalo a vencer por 16-13.

A segunda meia hora de jogo teve um ritmo mais elevado. O Benfica chegou mesmo a ter quatro golos de vantagem (27-23), mas Carlos Resende, inconformado, apostou tudo no ataque, colocando defesas mistas e pedindo aos seus jogadores para serem mais agressivos. Após dois remates certeiros, os minhotos acreditaram que era possível levar a partida para prolongamento, e nos cinco minutos finais marcaram cinco golos. No final do tempo regulamentar, verificava-se uma igualdade a 28, segundos depois de Ales Silva falhar o golo vitorioso para os “encarnados”, apenas com o guarda-redes Humberto Gomes pela frente.

O empate obtido nos últimos minutos galvanizou o ABC, que terminaria a partida vencendo por 32-30.

Depois do ciclo dominante do FC Porto, com sete títulos consecutivos, o ABC conquista o seu 13.º título da história. Os minhotos não venciam um campeonato desde 2006-07. Em 65 edições, os "azuis-e-brancos" continuam a ser os recordistas, com 20 troféus. Seguem-se o Sporting (17), ABC (13), Benfica (sete), Belenenses (cinco), Salgueiros e Madeira SAD (um cada). Texto editado por Jorge Miguel Matias

Sugerir correcção
Comentar