Bolt em risco de perder uma das seis medalhas olímpicas

Jamaicano Nesta Carter apanhado com doping e Bolt pode levar por tabela.

Foto
Usain Bolt pode perder uma das suas medalha olímpica DAVID GRAY/Reuters

O atleta jamaicano Nesta Carter foi, segundo o jornal daquele país The Jamaica Gleaner, apanhado nas malhas do doping, na reanálise às amostras de Pequim 2008.

Este caso pode ter graves consequências para o próprio, com o mesmo jornal a adiantar que o velocista pode ser castigado com 18 meses de suspensão se o estimulante metilhexanamina, que foi encontrado na amostra “A” for também encontrado na amostra “B”.

Mas as consequências não serão só para Carter. Usain Bolt, o grande dominador do atletismo de velocidade nos últimos anos, poderá perder uma das seis medalhas (todas de ouro) que já conquistou em Jogos Olímpicos, precisamente a da estafeta 4x100 metros dos Jogos de Pequim, em que correu com Carter (e também com Michael Frater e Asafa Powell). Juntos estabeleceram um novo recorde do mundo: 37,10s.

A esperança de Carter e dos outros três jamaicanos é que a metilhexanamina, assim designada, ainda não fazia parte da lista de produtos proibidos na altura dos Jogos Olímpicos de Pequim. O que estava proibido era a categoria genérica “estimulantes”, o que poderá deixar espaço para a defesa do atleta.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários