Os momentos-chave da conquista do tricampeonato

Ao longo das 34 jornadas da I Liga, houve jogos fundamentais para a conquista do título de campeão pelo Benfica. O PÚBLICO escolheu os quatro que considerou serem os mais influentes.

Foto
Jonas marcou um dos golos do Benfica contra o Nacional PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP

Sp. Braga-Benfica, 0-2

O Benfica entrou no relvado do Sp. Braga sabendo que uma derrota deixaria a equipa a 11 pontos de distância do líder Sporting. Fruto dos pontos entretanto perdidos e do jogo em atraso com o União da Madeira, os “encarnados” estavam encostados às cordas, tendo já sido derrotados pelos rivais Sporting e FC Porto e não se podendo dar ao luxo de deixar mais pontos pelo caminho. Mas dois golos apontados logo nos primeiros minutos da partida serenaram a equipa e permitiram-lhe chegar ao minuto 90 com um triunfo. Foi aqui também que se iniciou uma série de 12 vitórias consecutivas na prova.

Sporting-Benfica, 0-1

Foi o jogo que deu a volta ao campeonato. O Benfica chegava ao estádio de Alvalade com a pressão de ter de vencer se quisesse assumir a liderança, mas também com o peso de não ter ganho qualquer um dos duelos disputados com os “leões” ao longo da temporada — derrota na final da Supertaça, na Taça de Portugal e na primeira volta do campeonato. No final dos 90 minutos, um golo de Mitroglou e um falhanço de baliza aberta de Bryan Ruiz proporcionaram um triunfo precioso dos benfiquistas que, a partir desse momento, tomaram de assalto o primeiro lugar do campeonato e nunca mais o deixaram.

Boavista-Benfica, 0-1

A liderar a classificação há apenas duas jornadas, o Benfica segurou o comando do campeonato no Bessa in-extremis. Foi preciso esperar até ao minuto 90’+4’ para os benfiquistas não verem o primeiro lugar da classificação voltar às mãos do Sporting. Jonas, no período de compensação, salvou a liderança do agora campeão, depois de um encontro em que o Benfica esteve muitos furos abaixo do que vinha conseguindo fazer. Foi o início de umas quantas vitórias pela margem mínima dos “encarnados”, mas fundamentais para manter o primeiro posto.

Benfica-Nacional, 4-1

Era o jogo do título, fruto da perseguição mantida pelo Sporting até à ultima jornada do campeonato e aos escassos dois pontos de diferença que as “águias” tinham sobre os “leões”. Por causa desta curta vantagem, os bicampeões nacionais chegaram à derradeira jornada com a obrigação de fazerem o mesmo resultado com o Nacional que o rival para assegurarem o tricampeonato. E, apesar de os sportinguistas terem marcado primeiro, em Braga, o Benfica não se enervou. Três minutos depois, marcou o seu primeiro golo do jogo, dando início a uma goleada que lhe daria o título. O 35.º da sua história.

Sugerir correcção
Comentar