Rival chinês da Uber tem investimento da Apple

Apple investiu 1.000 milhões de dólares em aplicação chinesa de transporte privado. A Didi Chuxing é líder do mercado chinês, com 300 milhões de utilizadores

Foto
A aplicação Didi Chuxing registou uma média de 11 milhões de viagens diárias DR

O gigante de tecnologia Apple anunciou esta sexta-feira, 13 de Maio, um investimento de 1.000 milhões de dólares na aplicação de transporte privado chinesa Didi Chuxing, a versão chinesa da Uber e uma das "start-ups" chinesas mais bem-sucedidas desta década.

Este é o maior investimento de sempre recebido por pela Didi Chuxing, líder do mercado chinês, com uma quota de 87%, graças aos seus 300 milhões de utilizadores e a uma média de 11 milhões de viagens diárias. A empresa não detalha qual o montante total arrecadado na sua última ronda de financiamento, na qual participaram outras "entidades chinesas e internacionais de prestígio".

Em operações do género realizadas anteriormente, aquela plataforma captou investimento das duas empresas líderes no sector da Internet na China, o gigante de comércio eletrónico Alibaba e a Tencent, especializada em redes sociais e videojogos. "Estamos extremamente impressionados pelo negócio que criou e a sua excelente liderança e esperamos apoiá-los à medida que vão crescendo", disse o conselheiro delegado da Apple, Tim Cook, em comunicado. O Didi "ilustra a inovação" do sector informático na China, acrescentou.

Com sede em Pequim, o Didi Chuxing nasceu da fusão, em Fevereiro de 2015, das empresas chinesas Didi Dache e Kuaidi Dache, que até então competiam entre si pela liderança no mercado do país. No início deste ano, a empresa estava avaliada em 16.500 milhões de dólares.

O Governo chinês deve aprovar este mês reformas legais, visando "profissionalizar" os serviços móveis, após mais de um ano de atritos entre os táxis convencionais e os motoristas daquelas aplicações.

Sugerir correcção
Comentar